Programa Brasil Sorridente, Benefícios

O Brasil tem melhorado em vários setores nos últimos anos, o que é um bom sinal. Mesmo com tantos problemas a serem resolvidos, existem…

O Brasil tem melhorado em vários setores nos últimos anos, o que é um bom sinal. Mesmo com tantos problemas a serem resolvidos, existem pessoas que estão trabalhando para transformá-lo em um lugar melhor. E a prestação de serviços públicos de saúde bucal no Brasil, é um dos pontos que sempre precisou melhorar bastante, pois tinha como principal característica uma baixa complexidade.

Normalmente, ações voltadas para a saúde bucal eram realizadas em alguns municípios brasileiros em crianças da idade escolar, entre 6 a 12 anos, e as gestantes. Alguns adultos e idosos também tinham acesso ao atendimento público em caso de urgência, normalmente na realização de cirurgias. Fatos assim transformaram a área da odontologia em uma das áreas da saúde brasileira com maior exclusão social.

De acordo com um levantamento feito pelo Ministério da Saúde, o Levantamento Nacional de Saúde Bucal (SB Brasil), em 2003, 13% dos adolescentes nunca haviam ido ao dentista, e para piorar, 20% da população brasileira já havia perdido todos os dentes e 45% da população brasileira não possuia acesso regular à escova de dente.

E com dados assim que nos últimos 20 anos foram realizadas algumas experiências em caráter isolado e pontual, mas que também ajudavam a facilitar o acesso à higiene bucal, com o desenvolvimento de ações de promoção e prevenção, bem como atividades curativas mais avançadas. Em resumo, a Saúde Bucal nunca teve uma política nacional efetiva na população, e isso tem gerado consequências desagradáveis.

A saúde bucal está diretamente ligada à Auto-Estima, e todas as pessoas gostariam de ter dentes bonitos. Pode não parecer um problema tão grave, se comparado com outros problemas sociais que o Brasil enfrenta, mas repito, é importante que se invista na auto-estima das pessoas, algo que influenciará diretamente o futuro de cada uma delas.

Leia Também:  Mitos e verdades sobre saúde bucal

O início do Programa Brasil Sorridente tem criado um marco na história da saúde bucal no país, e é a prova de que existe um interesse por parte do governo de mudar o foco dessa situação aqui no Brasil, onde o principal objetivo é melhorar a organização do sistema de saúde como um todo, e também sugerir um modelo que consiga cuidar da universalidade, integralidade e equidade, que são três princípios importantes para quem, nos últimos anos, esteve lutando a favor da implementação do Sistema Único de Saúde no Brasil (SUS).

Os benefícios do Programa Brasil Sorridente é o aprendizado da população e a disciplina que se deve ter com a saúde bucal, além de reorganizar a atenção básica na saúde pública nessa área, bem como ampliar a qualificação de atenção especializada, implantando novos centros odontológicos e laboratórios regionais de próteses dentárias. Outra ação que é realizada pelo Programa, é a adição de flúor nas estações de tratamento de águas de todo o país, levando mais saúde aos dentes de toda a população.

Para se informar melhor a respeito dessa iniciativa que pretende revolucionar a saúde bucal da população brasileira, que precisa tanto disso, existe um site oficial que é voltado exclusivamente para as atenções do Ministério da Saúde em relação à Saúde Bucal, e todas as ações tomadas perante às comunidades brasileiras, entre elas o Programa Brasil Sorridente. Acesse a página clicando aqui, confira todos os detalhes e tire todas as suas dúvidas.

Top