Proeja 2012 Cursos Gratuitos

O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional (PROEJA) é destinado aos jovens e adultos que desejam concluir a escolarização e adquirir conhecimentos profissionais…

O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional (PROEJA) é destinado aos jovens e adultos que desejam concluir a escolarização e adquirir conhecimentos profissionais sobre uma determinada área. Dessa forma os cursos são integrados, procuram oferecer uma formação completa, gratuita e eficiente aos alunos.

Não há dúvidas de que o PROEJA tem contribuído com a situação da educação brasileira, auxiliando principalmente aqueles que não conseguiram concluir o ensino fundamental dentro do tempo certo. Algumas instituições federais já se identificam com a iniciativa do programa e por isso elabora cursos específicos para atender essas pessoas e formá-las com qualidade.

Entre as competências que estão associadas ao PROEJA, vale destacar: a troca de experiências, a integração de institutos federais com ações de inclusão e desenvolvimento de trabalhos que revelam o progresso dos alunos. Por essas e outras o PROEJA tem demonstrado seu empenho para adotar a educação básica na modalidade de educação para jovens e adultos aliado ao ensino profissionalizante.

Para manter as iniciativas do PROEJA, o programa recebe apoio do MEC e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. A princípio a proposta foi encarada como um verdadeiro desafio, mas agora já apresenta resultados significativos e aumenta as chances desses alunos a encontrar oportunidades no mercado de trabalho.

O PROEJA 2012 seguirá os mesmos critérios das edições anteriores, com um número de vagas limitado para as pessoas interessadas nessa modalidade de aprendizagem. A reunião de conhecimentos do Ensino Médio com os de uma determinada profissão promete resultar em bons frutos para cada um dos estudantes. Somente podem participar do programa as pessoas com mais de 18 anos de idade. As aulas acontecem normalmente no período noturno, das 18h50 às 22h50.

Leia Também:  Curso de Estética Gratuito no RJ 2015 pela FAETEC

Os cursos gratuitos do PROEJA são promovidos pelos institutos federais de vários estados, com duração de em média três anos cada. Depois de concluir a formação, o profissional terá competências ou suficiente para assumir cargos no mercado de trabalho e superar todo o tempo que perdeu longe da escola. Outra possibilidade do programa é o Proeja Fic, que tem como objetivo integrar ensino fundamental com o técnico para formar os estudantes. Aos poucos os IFs estão se adaptando a idéia de integração de cursos e buscam satisfazer as novas modalidades.

Para as pessoas que desejam concluir o mais rápido a formação e já ocupar uma vaga de emprego de acordo com suas competências, o PROEJA corresponde à melhor opção, mais produtiva e completa que o EJA promovido pelas escolas municipais e estaduais. A cada ano são formadas novas turmas de alunos na modalidade, sempre de acordo com os valores desse programa de integração. O campus do Instituto Federal em São Paulo é uma referência nesse sentido, com salas lotadas de alunos para os cursos PROEJA e Proeja Fic.

O processo seletivo e o sorteio de vagas para os cursos do PROEJA acontecem anualmente, por isso é importante que os interessados se mantenham informados e consultem o edital lançado a cada semestre. Em 2012 não será diferente, o programa provavelmente apresentará um calendário com as datas das provas e publicações de resultados.

No Rio De Janeiro a FAETEC (Fundação de Apoio à Escola Técnica do Rio de Janeiro) promove cursos integrados ao Ensino Médio a partir do PROEJA. Para participar é necessário ter concluído o Ensino Fundamental e escolher uma das opções disponíveis, tais como curso de mecânica, eletrônica, eletrotécnica e eletromecânica. Muitos alunos ingressam na educação integrada sem nem ao mesmo prestar o processo seletivo, somente com o sorteio público.

Leia Também:  Universidade da Melhor Idade: Inscrições 2010

 

Top