Procon Paraná

Se você nunca ouviu falar do Procon, saiba que está cometendo um grande erro e que por causa disso, pode ter tido seus direitos…

Por bety em 13/11/2019

Se você nunca ouviu falar do Procon, saiba que está cometendo um grande erro e que por causa disso, pode ter tido seus direitos como consumidor violados por algumas empresas. Isso porque o Procon é o órgão que fiscaliza as empresas para que elas sigam às leis vigentes e também recebe todos os tipos de reclamações dos consumidores, a fim de promover um mercado mais justo e livre de violações.

É o Procon que você deve procurar, por exemplo, quando mesmo após entrar em contato com a empresa, ela não cancela o seu serviço ou continua lhe cobrando após você ter cancelado. Esse é apenas um exemplo de reclamação que você deve fazer para o Procon. O órgão está presente no país inteiro através de suas unidades municipais e também por meio de seus sites online, onde os consumidores conseguem obter maiores informações e também podem registrar suas reclamações.

A seguir, trazemos mais detalhes sobre o Procon Paraná. Confira!

O que é Procon

O Procon é um órgão administrativo criado principalmente para garantir que os consumidores tenham seus direitos sendo respeitados. O Procon recebe as reclamações dos cidadãos sobre as empresas, seus produtos e atendimentos, busca ajudar a encontrar uma solução e também educar a empresa, para que ela não volte a fazer isso. O órgão está sempre criando novas iniciativas para permitir que cada vez mais pessoas estejam cientes de seus direitos e para que as empresas também fiquem conscientes sobre seus deveres.

O principal objetivo do Procon é garantir os benefícios dos consumidores. Em suas unidades é possível registrar reclamações e depois ainda é possível acompanhar o andamento do processo pela internet. Em algumas regiões, também é possível fazer reclamações online. O Procon também possui o Disque Denúncia para você usar quando precisar.

Direitos do Consumidor

O consumidor possui vários direitos que precisam ser respeitados pelas empresas, mas nem sempre isso acontece. As empresas pecam muito em respeitar tais direitos, mas geralmente não saem prejudicadas porque o consumidor não está ciente do que possui direito. Isso precisa mudar urgentemente e a melhor forma disso acontecer, é ficando ciente de todos os direitos do consumidor.

Esses direitos são informados pelo Procon através da Cartilha de Direitos do Consumidor e a mesma pode ser facilmente encontrada pela internet. Dessa forma, qualquer um pode acessar a cartilha e buscar a informação rapidamente. Ela também pode ser encontrada nas unidades do Procon. Nada lhe impede de baixar essa cartilha para seu celular, assim a terá sempre em mãos quando precisar conferir alguma informação.

Um dos direitos do consumidor, por exemplo, é exigir da empresa que tudo que está sendo anunciado, seja cumprido. Caso o que tenha sido prometido no anúncio de um serviço ou produto acabar não sendo cumprido, o consumidor pode cancelar o seu contrato com a empresa e solicitar a devolução do seu dinheiro. Isso acontece, pois, esse tipo de propaganda é considerado enganosa e abusiva, sendo totalmente proibida pelo Código de Defesa do Consumidor. Há vários outros direitos do consumidor, como: proteção contratual, acesso à justiça, indenização, informação, educação para o consumo, entre outros.

Como fazer reclamação Procon PR

Você deve estar se perguntando agora como fazer uma reclamação no Procon, não é mesmo? Não é nada muito difícil, até mesmo porque o Procon PR disponibiliza um canal para reclamações pela internet, por telefone, por carta ou até mesmo presencial.

Tudo o que você precisa é ter em mãos os documentos necessários. A reclamação online é feita pelo portal Consumidor, do Governo Federal. Você deve informar o nome da empresa e então registrar sua reclamação. Presencialmente, você deve ir até a unidade do Procon mais próxima de você e registrar sua reclamação.

Em alguns casos, você pode sair da unidade com o seu problema resolvido. No entanto, isso depende muito da empresa e também da gravidade da sua reclamação.

Documentos para fazer reclamação no Procon

Para fazer sua reclamação no Procon, você deve apresentar alguns documentos. Esses documentos são essenciais pois eles mostram a sua relação com a empresa e comprovam o produto ou serviço adquirido. Apresentando também o protocolo de atendimento, por exemplo, você comprova que entrou em contato com a empresa, mas não obteve solução ou até mesmo resposta.

De modo geral, você deve apresentar seu RG e seu CPF, assim como informar seu endereço e seu telefone. Você também deverá apresentar notas fiscais e qualquer tipo de recibo que comprove sua relação com a empresa, a compra de algum produto ou a contratação de serviços. Se for o caso, apresente contratos, conversas, e-mails e tudo o que for possível. Caso você queira fazer uma reclamação sobre uma conta, por exemplo, você pode apresentar suas faturas e a conta em si.

Nos sites do Procon geralmente eles informam os principais documentos que são necessários para cada caso, assim você poderá ter uma noção melhor.

Endereço Procon PR

O Procon PR está presente na capital do estado e também em alguns municípios. É importante estar ciente desse endereço para que você possa ir até o local efetuar sua reclamação sempre que precisar.

A unidade se encontra na Rua Emiliano Perneta, número 47, no centro de Curitiba. O horário de atendimento é das 9h às 17 horas. Há unidades em diversos municípios, você pode ir naquela mais próxima de você.

Contato Procon PR

O Procon PR disponibiliza o atendimento telefônico para quem deseja obter mais informações e tirar suas dúvidas. Cada unidade também possui seu próprio número de telefone, por isso procure ver no site do Procon do estado.

O atendimento via telefone acontece das 8h30 às 18 horas, de segunda a sexta feira. Você deve ligar para 0800 41 1512 ou para 3223 1512.

Caso você ainda possua dúvidas sobre o Procon ou sobre seus direitos, não deixe de entrar em contato ou acessar o site do Procon do seu estado. As reclamações são gratuitas e você recebe todo o apoio necessário do órgão, que esclarecerá suas dúvidas e te guiará no processo para conseguir solucionar o problema.

Top