Dicas para usar o Instagram no seu negócio

O Instagram é um aplicativo muito usado para tirar fotos através do smartphone e depois fazer pequenas edições com filtros. O usuário pode publicar a imagem no seu perfil e também compartilhar em outras redes sociais, como Facebook e Twitter.

O Instagram é uma rede social de fotos. (Foto:Divulgação)

O engenheiro de software Mike Krieger (brasileiro) foi responsável por projetar e desenvolver o Instagram, juntamente com o norte-americano Kevin Systrom. Primeiro o app servia para Apple iOS, mas posteriormente foi adaptado para o sistema Android.

Percebendo que o Instagram estava fazendo grande sucesso, o Facebook resolveu adquirir o aplicativo. O investimento de Mark Zuckerberg foi de 1 bilhão de dólares.

Atualmente, o Instagram tem 130 milhões de usuários em todo o mundo. Ele pode se transformar em uma ferramenta poderosa nas empresas criativas e que estão interessadas em consolidar a marca.

O Instagram não tem utilidade apenas para as pessoas que desejam mostrar o seu dia-a-dia na internet. Ele também pode ser uma poderosa ferramenta para aumentar a visibilidade da empresa e aquecer as estratégias de marketing de relacionamento.

Como usar o Instagram a favor do seu negócio?

As marcas podem usar o Instagram para se aproximarem dos consumidores. (Foto:Divulgação)

A rede social de fotos é capaz de impulsionar pequenas, médias e grandes empresas. Isto acontece porque a imagem assume grande poder na internet.

Através de uma fotografia, o empreendedor consegue se aproximar do seu público, gerar emoção e até mesmo mostrar claramente os produtos. Com a velocidade das informações na internet, é natural que as pessoas sejam mais impactadas por imagens do que por textos.

Confira a seguir algumas dicas para usar o Instagram no seu negócio:

Invista em hashtags de compartilhamento
O uso de hashtags é uma estratégia para segmentar o conteúdo e facilitar a busca do usuário. Desta forma, a empresa pode motivar o consumidor a postar imagens relacionadas aos seus produtos.

Crie uma conexão emocional
Algumas empresas estão realizando um excelente trabalho de marketing de relacionamento através do Instagram. Elas não publicam apenas fotos dos produtos, mas sim procuram criar uma conexão emocional com as pessoas que se identificam com a marca. A Red Bull, por exemplo, mostra que é mais do que uma fabricante de energéticos e sim um estilo de vida.

Com o Instagram, a marca pode se tornar um estilo de vida. (Foto:Divulgação)

Torne o seu backstage conhecido
Se a empresa desenvolve produtos ou patrocina algum evento, vale a pena divulgar fotos dos ‘bastidores’ para que os consumidores se sintam mais “íntimos” da marca. A grife de joias Tiffany & Co, por exemplo, faz um grande trabalho com o Instagram ao mostrar cada detalhe das peças produzidas.

Integre com as outras redes sociais
Para otimizar os resultados do Instagram, é interessante integrá-lo às outras redes, como é o caso do Facebook e Twitter. Desta forma, será possível estimular um público maior a acompanhar e compartilhar o conteúdo.

Reply