Como se aproximar de seu filho adolescente

O adolescente é aquela pessoa que não é mais uma criança, mas também não chegou a fase adulta. Como ele está nessa fase intermediária,…

O adolescente é aquela pessoa que não é mais uma criança, mas também não chegou a fase adulta. Como ele está nessa fase intermediária, o seu corpo e a sua mente passam por mudanças intensas que o fazem se sentir diferente e incompreendido. Os hormônios estão a “mil” e surgem muitas dúvidas com relação à vida. Por acharem que podem decidir tudo sozinhos ou por terem vergonha dos seus sentimentos, muitos adolescentes se distanciam dos seus pais, trancando-se em seu castelo, ou seja, o seu quarto. Portanto, se você tem esse problema em casa, saiba como se aproximar do seu filho adolescente.

O primeiro passo para se aproximar dele é através da conversa sincera e amigável. Olhe-o nos olhos e, calmamente, pergunte-lhe o que está acontecendo e diga que você sempre estará ao seu lado e que, portanto, vocês serão grandes amigos. Para tanto, ele terá que te dizer o que acontece com ele para que você possa ajudá-lo da melhor maneira.

Sendo assim, nessa conversa, diga-lhe tudo o que existe de bom e de mau na vida, que há pessoas de bom e de mau caráter e que, portanto, podem ser prejudiciais à vida dele que está apenas começando. Do mesmo modo, fale sobre as paixões e a sexualidade abertamente.

Portanto, essa ajuda deve vir através de conselhos, e não como ordens. Se você não concordar com algo que ele lhe disser, não grite e nem fique brava. Apenas diga-lhe que esse não é o melhor caminho e que isso pode ser prejudicial a ele.

Nesse momento, não minimize os sentimentos do adolescente, por desconhece-los  ou por achar que ele não tem experiência de vida o suficiente, para conseguir superá-los com sucesso. Sendo assim, não diga que já passou por isso e que tem a solução ideal para os seus problemas. Deixe que ele os resolva sozinho, apenas dando-lhe algumas dicas, pois o adolescente só aprende algo quando os vivencia.

Continuar Lendo  Como aumentar a disposição durante a gravidez: dicas

Amigos de verdade nunca desconfiam um do outro e é dessa maneira que você deve agir com relação ao seu filho adolescente. Confie na responsabilidade dele, porque, se você o educou bem, não haverá problemas. Portanto, não o vigie enquanto estiver na internet e não o siga quando ele for sair com os amigos.

Somente através do diálogo amigável é possível se aproximar do seu filho adolescente. Sendo assim, se você for rude ou autoritária, ele se afastará cada vez mais de você, enfrentando todos os obstáculos naturais dessa idade sozinho e sem o seu apoio. Então, esteja sempre perto dele quando ele precisar.

Top