Primeiro dia da criança na escola: como ajudar

Muitas mães, depois de passarem meses ou anos se dedicando a dar atenção aos filhos, recebem a notícia de que terão que se distanciar…

Muitas mães, depois de passarem meses ou anos se dedicando a dar atenção aos filhos, recebem a notícia de que terão que se distanciar dos pequenos. Isso acaba trazendo dor não só para elas, mas também para as crianças. O desafio de começar a frequentar a escola é enorme, porém a mãe deve ter segurança para levar a situação. Tendo isso em vista, separamos algumas informações sobre como ajudar o primeiro dia da criança na escola.

Saiba o que fazer quando a criança não quer ir pra escola.

Saiba como ajudar a criança no primeiro dia de aula. (Foto: divulgação)

As doenças infantis se tornam frequentes, com o início das aulas

Com o início das aulas, é muito comum que as crianças comecem a ficar adoecidas com uma frequência maior. Isso se deve ao maior contato com as outras crianças.

Após o nascimento, a criança tem sua imunidade fortalecida com através dos anticorpos (células de defesa) que são fornecidos a ela durante a gestação e pela amamentação. No entanto, para que a criança consiga criar sua própria imunidade, ela deve ter contato com vírus, bactérias e fungos e, esse contato pode adoecer o bebê. Assim, é ideal ressaltar que o contato com outras crianças ajuda o seu filho a desenvolver defesa contra os microorganismos, mesmo que isso faz com que ele permaneça doente, mais vezes.

Saiba aproveitar o tempo livre

Muitas mães aproveitam o tempo em que os filhos estão na escola para trabalhar, ou mesmo, para realizar algo prazeroso. Um bom exemplo é frequentar a academia ou marcar aquela sessão de massagem. Independente da escolha feita, essa é uma ótima dica para que a mãe consiga controlar a ansiedade de deixar o pequeno na escola.

Leia Também:  Convites de festa de aniversário infantil para imprimir

Uma outra forma de acalmar as emoções, é ligar na escola, pelo menos, uma vez por dia para saber como a crianças está se comportando. Além disso, essa atitude ajuda a mãe a criar um vínculo de confiança com a instituição.

Muitos pais ficam ansiosos com o início das aulas dos filhos. (Foto: divulgação)

Aprenda a ajudar a escola na adaptação

A escola tem papel fundamental na fase de adaptação da criança. No entanto, muitas instituições se preocupam com o comportamento dos pais na hora de deixar os filhos na escola. Assim, é muito importante que os pais, em especial, as mães, confiem no trabalho da escola e de seus funcionários. Além disso, antes de escolher o local em que seu filho irá estudar, é ideal conhecer as referências, de modo a evitar futuras consequências desagradáveis.

É muito importante que os pais passem segurança aos filhos

A criança que percebe o sofrimento e a insegurança da mãe vai ter muita dificuldade em se adaptar ao novo ambiente, além de sentir medo e insegurança. Assim, é muito importante que os pais controlem o sentimento, de modo a colaborar com a adaptação mais rápida do filho.

É muito importnate que os pais passem segurança aos filhos, para que eles consigam se adaptar ao novo lugar mais facilmente. (Foto: divulgação)

Uma das melhores formas de ajudar com o primeiro dia da criança na escola é passando segurança a ela. Além disso, é muito importante que os pais estejam atentos ao comportamento das crianças, de modo a evitar qualquer transtorno emocional.

Conheça algumas dicas para ajudar a criança a estudar.

Top