Primeiro cartão de crédito: dicas, cuidados

Ao contrário do que muita gente pensa, o bom uso do cartão de crédito pode render vantagens para o seu bolso. O problema é…

Ao contrário do que muita gente pensa, o bom uso do cartão de crédito pode render vantagens para o seu bolso. O problema é que boa parte dos consumidores, ao perder as rédias da situação, acaba culpando o cartão pelo estrago causado em sua vida financeira, o que o faz assumir o papel de vilão.

Por causa de suas elevadas taxas de juros, o cartão de crédito é visto como o grande vilão de uma vida financeira saudável. (Foto: Divulgação)

Entretanto, com algumas dicas, é possível evitar o efeito devastador que esta ferramenta de compra pode causar em seu orçamento, sobretudo por causa de suas elevadas taxas de juros, que são as mais caras do mercado de crédito brasileiro.

Essas orientações são ainda mais importantes para quem pretende ter o seu primeiro cartão. É preciso cuidado para não se empolgar com as facilidades desta ferramenta e gastar mais do que você pode. Confira os conselhos que separamos e veja como usar o seu cartão de crédito com planejamento e controle.

Veja como lidar com as dívidas no cartão de crédito.

Dicas e cuidados com o cartão de crédito

Saiba que com algumas dicas você pode neutralizar o efeito devastador que o cartão de crédito é capaz de provocar no orçamento familiar. (Foto: Divulgação)

1. Muita gente comete o erro de pagar o mínimo da fatura. Lembre-se de que os juros para quem não quita o cartão integralmente ou atrasa o seu pagamento são altíssimos.

2. De acordo com os especialistas em finanças, o ideal é que a soma dos limites de todos os cartões não ultrapasse 50% de renda. Se passar disso, saiba que você pode entrar em contato com a operadora e pedir para diminuírem esse valor.

Leia Também:  Nota fiscal Eletrônica Manaus

3. Não aceite a cobrança da anuidade sem antes argumentar. Para quem é bom pagador, as operadoras costumam oferecer ótimos descontos no pagamento desta taxa (em alguns casos, o cliente chega a economizar 90%).

4. Evite pagar alguns serviços no cartão de crédito, como contas de água, luz e impostos. Os juros para quem faz este tipo de escolha são bem altos.

Confira alguns cuidados ao pagar a fatura do cartão de crédito.

O ideal é sempre usar o cartão de crédito com planejamento e controle. (Foto: Divulgação)

5. Para não deixar os gastos fugirem do controle, acompanhe o extrato do seu cartão semanalmente. Utilize esta ferramenta para saber aonde está indo o seu dinheiro, quais despesas você pode cortar etc.

6. Os cartões com bandeiras de lojas possuem armadilhas que, na maioria das vezes, anulam suas promoções e descontos, como altas taxas de juros e anuidade elevada. Além disso, as redes varejistas sempre lançam atrativos para você gastar cada vez mais e, assim, comprometer a sua renda.

7. Por último, procure ter no máximo três cartões de crédito. Mais do que isso vai ficar difícil para você controlar as suas despesas.

Colocando essas orientações em prática, você vai poder usar o seu cartão de crédito sem grandes preocupações. Assim, ele vai te ajudar a organizar os seus gastos, aproveitar algumas vantagens e até dar um reforço para o seu orçamento familiar.

Top