Pressão Alta: Aprenda a Controlar

  A pressão arterial alta pode gerar uma série de males e não é só aquele que envolve o sistema circulatório. Normalmente, um paciente…

 

A pressão arterial alta pode gerar uma série de males e não é só aquele que envolve o sistema circulatório. Normalmente, um paciente com pressão igual ou superior a 140/90mmHg é diagnosticado como hipertenso. São pessoas mais sujeitas a sofrer com falhas no coração, nos rins e até no cérebro. Por isso é recomendada uma dieta balanceada contra a hipertensão, por isso confira aqui pressão alta aprenda a controlar.

Pressão alta aprenda a controlar (Foto: Divulgação)

Pressão alta aprenda a controlar (Foto: Divulgação)

Pressão alta aprenda a controlar

Esse problema é considerado como doença crônica (não tem cura, mas pode ser controlada) e, por isso, é importante realizar exames regulares para detectar como andam seus batimentos cardíacos. Mas atenção: ter pressão alta não é sinônimo de ser hipertenso. Para ser considerado hipertenso, o paciente tem de permanecer com a pressão mais alta do que o normal. Isso porque, momentaneamente, qualquer pessoa está sujeita a uma variação na frequência cardíaca. Um esforço físico mais intenso ou momentos de estresse, por exemplo, alteram esses números. Portanto se você tem pressão alta aprenda a controlar.

Confira aqui também: Conheça as causas da hipertensão

Pressão alta uma doença silenciosa que pode levar a morte (Foto: Divulgação)

Pressão alta uma doença silenciosa que pode levar a morte (Foto: Divulgação)

Como controlar a pressão alta

Algumas atitudes, no entanto, ajudam, não só a prevenir o problema, como controlam níveis já elevados de pressão. Veja como:

– Mantenha o peso ideal: o sobrepeso aumenta e dificulta o esforço do coração para conseguir bombear o sangue. Na prática, o músculo é exigido demais. Como o bíceps de quem levanta peso, o coração de uma pessoa obesa acaba hipertrofiado. Com um risco: as lesões causadas pelo esforço excessivo podem se tornar irrecuperáveis.

– Praticar exercícios físicos: atividades físicas regulares, principalmente as aeróbias, contribuem para a melhora de todo o sistema circulatório e pulmonar. Só tome cuidado com os exageros: antes de começar qualquer treino, procure um especialista e faça uma avaliação geral.

Leia Também:  Como Melhorar a Auto-estima Dicas

– Evite bebidas alcoólicas: o álcool em grande quantidade é inimigo feroz da pressão sob controle. Corte as bebidas da sua dieta ou consuma com muita moderação.

– Faça uma dieta saudável: gorduras saudáveis e pouco sal são medidas indispensáveis na dieta de quem quer manter o coração saudável. Inclua ainda muitas frutas, verduras e legumes. Cortar a carne não é preciso, mas dê preferência às carnes magras.

Em últimos casos a pressão alta pode ser tratada com medicamentos (Foto: Divulgação)

Em últimos casos a pressão alta pode ser tratada com medicamentos (Foto: Divulgação)

Obtenha mais informações sobre o assunto aqui: O que é hipertensão e como cuidar

O vilão da pressão alta é o sal

Diminuir o sal dos alimentos: o excesso de sal na dieta leva à retenção de líquidos, acarretando a hipertensão. Por isso, evite o excesso na hora de temperar a comida e reduza o consumo de enlatados e alimentos em conserva.

O excesso de sal é o grande responsável pela pressão alta (Foto: Divulgação)

O excesso de sal é o grande responsável pela pressão alta (Foto: Divulgação)

Medicação para o controle da hipertensão

Medicação: se o médico recomendou, não deixe de tomar. Mas nada de sair por aí imitando a receita alheia. Vale lembrar que alguns medicamentos podem elevar a pressão, como os antiinflamatórios e anticoncepcionais.

Cigarro: o tabaco, em conjunto às outras substâncias tóxicas do cigarro, eleva a pressão imediatamente, além de comprometer toda sua saúde. Parar de fumar imediatamente é fundamental.

Medir a pressão sempre, isso pode diminuir a possibilidade de que haja descontrole e problemas futuros.

Siga essa recomendações e sempre tenha um acompanhamento médico.

Top