Pós-graduação em Psicanálise

O curso de psicologia prepara o futuro profissional para atuar na busca do bem-estar e da saúde mental das pessoas, nas áreas clínica, escolar,…

O curso de psicologia prepara o futuro profissional para atuar na busca do bem-estar e da saúde mental das pessoas.

O curso de psicologia prepara o futuro profissional para atuar na busca do bem-estar e da saúde mental das pessoas, nas áreas clínica, escolar, organizacional, institucional e comunitária. O aluno tem conhecimento teórico da área, por meio de recursos pedagógicos criativos, à iniciação profissional, por meio de estágios. O psicólogo pode atuar em centros assistenciais, agências de emprego, hospitais, penitenciárias, escolas ou consultório particular.

Aumenta a cada dia as vagas de emprego para psicólogos em instituições como hospitais gerais e psiquiátricos, centros comunitários e meios de comunicação, o que evidencia um campo de trabalho em crescimento.

Sobre a Pós-Graduação em Psicanálise

Tem o objetivo de proporcionar aos psicólogos, médicos e profissionais da saúde um aprofundamento teórico na abordagem psicanalítica.  A psicanálise é um campo clínico e de investigação da psique humana independente da psicologia, desenvolvida por Sigmund Freud, médico neurologista austríaco que se propõe à compreensão e análise do homem, compreendido enquanto sujeito do inconsciente.

A psicanálise apresenta profunda reflexão sobre o conceito de “doença mental” e estabelece uma nova proposta nos campos do diagnóstico e do tratamento, oferecendo instrumentos teórico-práticos para a pesquisa e intervenção na área da saúde mental. O profissional para orientar as pessoas na solução de seus problemas existenciais, tais como: fobias, ansiedades, depressões, obsessões, impulsos auto e heteroagressivos, angústias e crises de qualquer ordem, nas áreas clínica, escolar, organizacional, institucional e comunitária; empregando metodologia exclusiva ao bom exercício da profissão, quais sejam, as técnicas e meios eficazes da psicanálise no tratamento das psiconeuroses.

Sigmund Freud desenvolveu a psicanálise, um campo clínico e de investigação da psique humana independente da psicologia.

Como psicanálista você estará preparado para ajudar as pessoas a desenvolver uma autoestima e autoconfiança positiva e estável, uma personalidade robusta, e, por isso, mais capaz de enfrentar e dissolver suas hesitações, ansiedades, depressões e demais dificuldades emocionais.

Onde fazer Pós Graduação em Psicanálise

Antes de escolher uma instituição para fazer pós-graduação, deve-se verificar se o curso possui aprovação da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), já que os programas de pós-graduação são avaliados a cada três anos.

A carga horária da pós-graduação é de no mínimo 360 horas/aula. Com o término do curso, o aluno recebe o título de especialista. Em alguns casos, para a conquista desse diploma é obrigatória a apresentação de uma monografia.

 Instituto de Psicologia da USP

Av. Prof. Mello Moraes 1721

CEP 05508-030

Cidade Universitária – São Paulo – SP

http://www.ip.usp.br/portal/

 

Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia

Rua São Francisco Xavier, 524, 10º
andar, sala 10.024

CEP 20555-900

Rio de Janeiro

http://www.pgpsa.uerj.br/

 

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas

Av. Antônio Carlos, 6.627 – Caixa Postal
Nº 253

CEP: 31270-901

Belo Horizonte – MG

 http://www.fafich.ufmg.br/mestpsi/

Antes de escolher uma instituição para fazer pós-graduação, deve-se verificar se o curso possui aprovação da CAPES

Top