Brasil está em penúltimo lugar em ranking de educação Brasil está em penúltimo lugar em ranking de educação

Brasil está em penúltimo lugar em ranking de educação

Parece que a educação brasileira não tem sido vista com bons olhos no exterior. Uma pesquisa encomendada pela empresa de consultoria britânica Economist Intelligence…

Por Isabella Moretti em 29/11/2012

Parece que a educação brasileira não tem sido vista com bons olhos no exterior. Uma pesquisa encomendada pela empresa de consultoria britânica Economist Intelligence Unit (EIU) elaborou um ranking com os países que possuem melhor qualidade de ensino. Foram 40 países avaliados no estudo e o Brasil ficou em penúltimo lugar na lista.

Brasil aparece em penúltimo lugar em ranking de educação. (Foto:Divulgação)

Em matéria de ensino deficiente e desvalorizado, o Brasil só perdeu para a Indonésia.

Educação brasileira aparece entre as piores no ranking global

O levantamento financiado pela EIU, uma empresa que fabrica sistemas de aprendizado, mostrou que o Brasil tem muito que melhorar no setor de Educação, pois os métodos e investimentos estão defasados em comparação aos outros países.

Para medir a qualidade de cada sistema educacional, a pesquisa se baseou em diferentes informações, como as notas de testes efetuados por alunos entre 2006 e 2010. A quantidade de estudantes que conseguem entrar na universidade também foi considerada.

Os países foram, então, classificados em cinco grandes grupos. Junto com o Brasil estão outras nações que possuem a educação deficiente, ou seja, Turquia, Argentina, Colômbia, Tailândia, México e Indonésia.

Finlândia lidera o ranking com o melhor sistema de ensino. (Foto:Divulgação)

No topo do ranking global de educação, aparece a Finlândia.  Não é a primeira vez que o país é reconhecido pela qualidade do seu sistema de ensino e em outras pesquisas já serviu de modelo para os países que estão aprimorando as condições de ensino. Na segunda e terceira posição estão Coreia do Sul e Hong Kong, respectivamente. As nações que lideram o ranking possuem em comum o fato de investir na qualificação dos professores e de ter uma boa educação enraizada na cultura dos seus povos.

O resultado do ranking global de educação terá forte impacto nos países envolvidos. Aqueles que ficaram em posições bem abaixo do esperado devem estudar as possíveis falhas que existem no sistema educacional e buscar soluções através de novas políticas e investimentos.

As nações asiáticas garantiram o topo do ranking e conseguiram superar a Europa através da qualidade de ensino. Isto aconteceu porque os países possuem uma verdadeira “cultura” nacional de aprendizado, que valoriza professores e escolas.

Saiba mais: Ranking de países com melhor qualidade de ensino

Ranking Global da Educação

Ranking considera que falta "cultura" nacional de aprendizado em certos países. (Foto:Divulgação)

Veja a seguir o ranking global de qualidade de ensino:

1. Finlândia
2. Coreia do Sul
3. Hong Kong
4. Japão
5. Cingapura
6. Grã-Bretanha
7. Holanda
8. Nova Zelândia
9. Suíça
10. Canadá
11. Irlanda
12. Dinamarca
13. Austrália
14. Polônia
15. Alemanha
16. Bélgica
17. Estados Unidos
18. Hungria
19. Eslováquia
20. Rússia
21. Suécia
22. República Tcheca
23. Áustria
24. Itália
25. França
26. Noruega
27. Portugal
28. Espanha
29. Israel
30. Bulgária
31. Grécia
32. Romênia
33. Chile
34. Turquia
35. Argentina
36. Colômbia
37. Tailândia
38. México
39. Brasil
40. Indonésia

Veja também: Os melhores países para fazer faculdades

Top