quinta-feira, 6 de outubro de 2022 - 06/10/2022 18:18:45
MundodasTribos

Para quem fez um empréstimo, ou está na dúvida sobre fazer um, vale a pena conhecer mais a fundo sobre a portabilidade de crédito. Esse é um direito criado para que os brasileiros possam escolher a melhor forma de pagar uma dívida.

Muitos nem sabem que a portabilidade de crédito existe, já que a maioria das instituições financeiras simplesmente não divulgam essa informação voluntariamente. O grande problema é que a portabilidade é uma regulamentação difícil de imaginar, de prever, na hora de fechar o contrato do empréstimo, especialmente porque é muito benéfico para o devedor.

Confira a seguir em detalhes o que é portabilidade de crédito, como funciona e como obter a sua!

O que este artigo aborda:

O que é Portabilidade de Crédito?

Em termos simples, a portabilidade de crédito se refere ao direito que uma pessoa que pega empréstimo, pode transferir a sua dívida de uma instituição de crédito para a próxima, mais vantajosa.

O que Portabilidade de Crédito

Fonte/Reprodução: original

É como manter o mesmo número de telefone, mas mudar de operadora. O princípio é o mesmo.

Como funciona a Portabilidade de Crédito?

Ver como a portabilidade de crédito funciona é uma maneira ainda mais prática de entender o que é esse regulamento. Para que você possa usufruir desse direito, basta seguir alguns passos. Afinal de contas, é necessário fazer um pequeno planejamento financeiro antes mesmo de pedir o empréstimo.

Comparar taxas de juros

São poucas as pessoas que, antes de caírem na dívida do empréstimo, realmente se preocupam em verificar quais são os juros impostos pela instituição que escolheram, quanto mais comparar as taxas dadas por cada banco.

Mas a comparação das taxas é o primeiro passo para obter a portabilidade de crédito, já que esse é um requisito para obter tal direito. Além da vantagem de taxas, a qualidade do atendimento também entra como um argumento para a portabilidade.

Escolha o melhor banco

Após descobrir sobre a portabilidade de crédito, é o momento de finalmente fazer a pesquisa. É preciso buscar qual banco oferece a menor taxa de juros, além de condições do pagamento da dívida e atendimento.

Entre em contato com seu banco

O último passo para fazer a portabilidade de crédito funcionar é entrar em contato com o seu banco e requerer. Mas é necessário pedir também alguns dados sobre o seu empréstimo, que são:

  • Atualização do saldo devedor
  • Número do contrato
  • Modalidade do crédito
  • Sistema usado no pagamento
  • Taxa de juros por ano, tanto a efetiva quanto a nominal
  • Valor cobrado a cada prestação, com diferenciação dos encargos e valor principal
  • Data do último vencimento
  • Prazo, quer seja remanescente ou total

Vale ressaltar que todos esses dados são uma obrigação da empresa de crédito. Eles jamais podem omitir de você.

Qual o custo da Portabilidade de Crédito?

É impossível dizer se há custo definido para a portabilidade de crédito. Mas não será uma surpresa se a empresa de crédito para a qual você deseja fazer a portabilidade cobre algum valor. Isso não é definido, e é preciso ver com as instituições de crédito se haverá qualquer cobrança.

Como solicitar a Portabilidade de Crédito?

É preciso entrar em contato, primeiro, com a sua instituição de crédito atual e, em seguida, com a instituição de seu interesse. Mesmo que a portabilidade de crédito seja um direito do devedor, ela não constitui uma obrigação para as instituições. Significa dizer que nenhum banco pode se obrigar a conceder essa facilidade.

Posso desistir da Portabilidade de Crédito?

Via de regra, é possível desistir da portabilidade e voltar com a dívida para o banco original, mas somente se o banco que fez a portabilidade de crédito não tiver pagado o saldo devedor no contrato.

Posso desistir da Portabilidade de Crédito

Fonte/Reprodução: original

A portabilidade de crédito foi criada entre as instituições de crédito por dois motivos. O primeiro é aumentar a competitividade entre os bancos, o segundo é uma consequência: facilitar a vida do devedor. Mas acima de tudo, o importante é fazer um bom planejamento financeiro e separar um valor, todo mês, para realizar o pagamento da dívida sem erros.

O conteúdo "O que é Portabilidade de Crédito?" foi feito por redacao b e distribuído por MundodasTribos na categoria Notícias em . Conteúdo atualizado em .

1

Pode ser do seu interesse

Como Manter a Concentração nos Estudos

Como Manter a Concentração nos Estudos

Fotos das Musas, Beldades e Gatas do Salão Automóvel 2008

Fotos das Musas, Beldades e Gatas do Salão Automóvel 2008

Pós-Graduação em Direito Ambiental | EAD Gratuito

Pós-Graduação em Direito Ambiental | EAD Gratuito

Cursos de Férias a Distância 2011

Cursos de Férias a Distância 2011

Vagas de Trainee na Dzyon SP 2010

Vagas de Trainee na Dzyon SP 2010

Lendas do Folclore, Mitos e Contos Folclóricos

Lendas do Folclore, Mitos e Contos Folclóricos