Homem-Aranha completa 50 anos

O personagem de maior sucesso da Marvel Comics completou 50 anos no mês de agosto. Criado em 1962 a partir da parceria entre Stan…

Por Isabella Moretti em 26/10/2012

O personagem de maior sucesso da Marvel Comics completou 50 anos no mês de agosto. Criado em 1962 a partir da parceria entre Stan Lee e Steve Ditko, o Homem Aranha conquistou uma legião de fãs de todas as idades. A história não se limitou aos quadrinhos, também se transformou em desenhos animados, jogos e filmes.

O personagem Homem-Aranha foi criado em 1962. (Foto:Divulgação)

O Homem Aranha foi um dos primeiros personagens que surgiu no universo das HQs com uma vida normal. Ao mesmo tempo em que ele era um super-herói, também tinha que levar uma vida normal, com conflitos amorosos, contas e estudos.

Não é tão difícil entender por que o Homem-Aranha é um personagem tão querido pelo público. As pessoas costumam se projetar em Peter Parker, pois ele é um rapaz típico da classe média, tímido e que vivia como um perdedor. Enquanto o Batman era o ‘arquimilionário’ e o Superman o ‘indestrutível’, o Homem-Aranha se tornou um herói possível, com o qual as pessoas se identificaram facilmente.

Leia mais: Lucy Gordon atriz (Homem- Aranha 3) encontrada morta

A história do Homem-Aranha

Andrew Garfield, no filme O Espetacular Homem-Aranha. (Foto:Divulgação)

Peter Parker é um rapaz tímido, que mora com os tios e sente muita dificuldade de se relacionar com os outros jovens da sua idade. Embora seja extremamente inteligente, ele não costuma fazer sucesso com as mulheres. Em uma determinada ocasião, Parker se expõe a radiação de um equipamento e em seguida é picado por uma aranha. Com isso, o organismo do rapaz sofre mutações e ele passa a desenvolver as habilidades de uma aranha.

Quando descobre os seus poderes, Peter Paker fica assustado, mas logo se empolga com a ideia de ganhar dinheiro com as suas novas habilidades. No entanto, o assassinato do tio mexe com a sua ideologia de vida.

O rapaz poderia ter evitado o crime, mas não o fez. Se sentindo culpado, Paker passa a valorizar o conceito de que ‘junto com os grandes poderes também surgem às responsabilidades’. Assim, ele assume a identidade secreta de Homem Aranha e passa a combater o crime em Nova York.

Curiosidades sobre o Homem Aranha

Stan Lee, um dos criadores do Homem-Aranha. (Foto:Divulgação)

– A edição de nº 15 da “Amazing Fantasy”, responsável por lançar o Homem-Aranha, custava apenas 12 centavos em 1962. Hoje, o mesmo exemplar não é vendido por menos de US$ 42 mil.

– Nos quadrinhos, Peter Parker teve muitas namoradas antes de se apaixonar por Mary Jane Watson, como Betty Brant, Debra Whitman, Liz Allen, Glory Grant e Gwen Stacy.

– A franquia de filmes ‘Homem Aranha’ é considerada uma das mais rentáveis do cinema. Os três primeiros filmes baseados na história do super-herói renderam US$ 2,4 bilhões em faturamento.

– Obama é um dos maiores fãs do Homem-Aranha. Depois de descobrir que o presidente colecionava gibis do herói, o editor resolveu criar uma edição para homenageá-lo. A publicação na qual Obama aparece vendeu 350 mil exemplares.

Veja também: Andrew Garfield, novo homem-aranha : fotos, informações

Top