Pontos turisticos em El Salvador 

San Salvador é a capital de El Salvador, um pequeno país da América Central, limitado a norte e a leste pelas Honduras, a leste…

San Salvador é a capital de El Salvador, um pequeno país da América Central, limitado a norte e a leste pelas Honduras, a leste pelo Golfo de Fonseca, a sul pelo Oceano Pacífico e a oeste pela Guatemala. O local tem praias belíssimas e muita História. Inclusive, o Governo local tem criado alguns planos de incentivo ao turismo para fomentar não só as visitações às suas belezas naturais, mas também às belezas arquitetônicas, culturais, artísticas e históricas da região.

Um bom exemplo disso são os artistas, vestidos com roupas típicas, que fazem performance na frente do Palácio Nacional de San Salvador. O Ministério do Turismo do país tem organizado passeios noturnos por lugares históricos da cidade para promover a área e o Palácio é um dos pontos por onde o roteiro transita. Aliás, a decoração interna do Palácio Nacional é magnífica e um atrativo à parte.

Ainda falando em riquezas culturais nacionais, o patrimônio histórico fala por si só. Vale muito a visita à bela área arqueológica de Joya de Cerén. O local foi tombado pela Unesco e completa um conjunto de maravilhas da humanidade que soma mais de dois mil lugares arqueológicos reconhecidos. São sítios das culturas maia e olmeca, principalmente. Os mais importantes, além da Joya de Cerén, são: as Pirâmides de San Andrés, Cihuatán, Quelepa, Tazumal e Tehuacán.

São também inúmeros parques de preservação ambiental, que reforçam a preocupação ecológica do povo salvadorenho. Os mais importantes são: Reserva Nacional Bosque El Imposible, Parque Nacional Cerro Verde, Parque Nacional de Montecristo, Parque Nacional Vulcão de Conchagua, Parque Walter T. Deininger, Laguna El Jocotal, Bosque de San Diego e o Bosque de Nancuchiname.

E, finalmente, falemos das praias. São mais de 300 km de belas praias tropicais, que atraem turistas e surfistas de todo mundo. Aliás, duas delas são consideradas entre as melhores do mundo para a prática do surf: El Sunzal e La Paz. As praias salvadorenhas são muito bem quistas por que têm as ondas mais extensas da América Central e, o melhor de tudo, sem muita procura. A temporada boa de ondas costuma ir de março a novembro e os principais picos são:

El Sunzal, na praia de El Tunco, a direita mais longa do pais; Bocana, também na praia de El Tunco, que tem uma esquerda sobre um fundo de pedra.Bocanita, outra na praia de El Tunco, com direitas e esquerdas sobre fundo de areia. Daí nós temos os picos Km 59 e Km 61 – cujas ondas são perfeitas, abrindo para os dois lados (com predominância para a direita) sobre fundo de pedra com areia. El Zonte, no Norte de La Libertad, point break de direita. Mizata, com três ondas diferentes: no canto esquerdo, uma esquerda tubular sobre fundo de pedra e uma boa direita sobre fundo de areia .

La Paz , que fica localizado na praia de La Libertad e é a onda mais surfada pelo povo local, com direitas longas sobre fundo de areia. E, para finalizar, Punta Roca: considerada a melhor onda de El Salvador, com uma direita tubular, sobre fundo de pedra.

Top