Polainas: como usar, modelos

Originalmente, o uso das polainas era restrito às bailarinas. No entanto, nas décadas de 70 e 80 (mais fortemente nos anos 80), este acessório…

Originalmente, o uso das polainas era restrito às bailarinas. No entanto, nas décadas de 70 e 80 (mais fortemente nos anos 80), este acessório ganhou as ruas e passou a ser usado por garotas e mulheres, em diferentes ocasiões. Se pensarmos em sua principal utilidade, concluiremos que as polainas servem para esquentar as pernas e os tornozelos. Porém, elas não servem apenas a tal fim. Elas são acessórios comuns de beleza e, por isso, podem ser usadas de diversas formas. Além disso, hoje os modelos são mais variados – o que permite usá-las em dias e noites menos frios. Veja como usar polainas e alguns modelos disponíveis.

Muito usadas nos anos 80, as polainas voltaram à moda (Foto: Divulgação)

Modelos de polainas

As polainas tradicionais eram de lã ou de algum material semelhante, pois eram mais usadas com a finalidade de aquecer. Os modelos eram mais grossos e volumosos, embora fossem de fácil confecção. Qualquer pessoa que saiba como fazer tricô, por exemplo, é capaz de customizar uma polaina.

Ainda hoje os modelos de polainas tradicionais são encontrados. Porém, outros surgiram, feitos com materiais diferentes, menos quentes e que dão uma visual mais leve às pernas. Algumas até parecem meias. Há polainas longas, curtas, coloridas, lisas ou com detalhes bordados, etc.

Calças justas são as mais indicadas para se usar com polainas (Foto: Divulgação)

Como usar polainas

O uso de polainas não é tão complicado. De início, é importante dizer que a pessoa deve sentir-se bem com elas. O acessório deve combinar com o estilo de cada um. Mas, não é só isso. Também é preciso saber como usar polainas, aprendendo a combiná-las com roupas e sapatos.

Leia Também:  Coleção Verão 2014 Luz da Lua

Pode-se usar polainas com saias ou shorts, vestidos e calças. O importante, para que o visual não fique pesado e com cara de “forçado”, é sempre optar por peças que fiquem agarradas às pernas. Uma calça jeans larga, por exemplo, não fica bem com polainas. Na maioria das vezes, é como se a mulher fosse combinar botas com saias ou outras peças curtas.

O acessório tem uso semelhante ao das botas (Foto: Divulgação)

As saias ou vestidos devem ficar acima dos joelhos. Caso contrário, as pernas parecerão mais curtas. Se optar pelo uso de meia calça, a dica é escolher uma cor que seja ao menos semelhante à das polainas.

Os sapatos que combinam com polainas são os fechados; mas nada impede que elas sejam combinadas com sapatilhas. O importante é evitar sandálias ou outros calçados muito abertos.

O ideal é que as polainas fiquem por cima dos sapatos, mas também dá para usar os modelos mais finos, como se fossem meias, colocando-as, por exemplo, dentro do cano de uma bota. Já as botas de cano curto ou médio combinam melhor com o acessório, embora também seja aceitável usar polainas com cano alto, desde que elas fiquem dentro do cano e que não sejam muito grossas ou largas.

Top