Plantas que afastam insetos

Com o verão se aproximando e os dias se tornando cada vez mais quentes, aumenta a proliferação de insetos. Para combater este problema dentro…

Por Isabella Moretti em 18/12/2012

Com o verão se aproximando e os dias se tornando cada vez mais quentes, aumenta a proliferação de insetos. Para combater este problema dentro de casa, as pessoas costumam apostar no uso de repelentes. Outra forma de manter os mosquitos e outros insetos bem longe da residência é investindo no cultivo de determinadas espécies de plantas.

Algumas plantas são capazes de repelir insetos. (Foto:Divulgação)

Não é de hoje que os benefícios das plantas são reconhecidos dentro de casa. Além de atuarem como belíssimos elementos de paisagismo, elas também reduzem a concentração de energia negativa nos espaços residenciais e contribuem com o bem-estar dos moradores.

Leia mais: Insetos no calor: como combater

Plantas que protegem a casa contra insetos

O uso de inseticida é a opção moderna e eficaz de combater insetos, no entanto, não são todos os produtos que possuem resultados eficientes e que poupam a saúde humana. Quando a fórmula é muito agressiva, ela acaba causando irritação e intoxicação quando inalada.

Ao substituir os inseticidas pelas plantas repelentes, o dia-a-dia dos moradores dentro de casa será muito mais agradável. Estes vegetais possuem como principal característica o cheiro forte, capaz de repelir principalmente os mosquitos.

As plantas com cheiro forte combatem insetos. (Foto: Divulgação)

Veja a seguir algumas espécies de vegetais que podem ser úteis no combate de insetos:

– Hortelã: funciona como um repelente natural, capaz de combater os insetos sem fazer mal à saúde. Deixar um vasinho de hortelã perto da janela ou da porta é uma forma de evitar formigas dentro de casa. O cultivo também é viável para o preparo de chás, pois a planta ajuda a combater a insônia;

– Melissa: o odor emitido por esta planta também ajuda a afastar os insetos. Em humanos, o seu cheiro tem efeito calmante;

– Jasmim: esta flor tem um perfume intenso e que muitas vezes pode incomodar. No entanto, a fragrância funciona como repelente e acaba com a presença de mosquitos dentro de casa;

– Manjericão: ao cultivar esta planta em vasos dentro de casa, os mosquitos ficam longe porque não suportam o aroma;

– Citronela: esta planta é semelhante à erva-cidreira e cumpre perfeitamente o papel de manter os insetos afastados de casa. O óleo da citronela possui mais de 80 componentes capazes de afugentar moscas e mosquitos;

O gerânio é uma planta com flores que afasta insetos. (Foto:Divulgação)

Gerânio: trata-se de outra opção antimosquito, capaz de cumprir com o efeito de repelente graças ao seu perfume. As flores características da espécie também são perfeitas para decorar os ambientes.

Aposte no cultivo das plantas repelentes e proteja a casa, pois além de serem companhias indesejáveis, os mosquitos também são transmissores de doenças.

Veja também: Plantas ornamentais para jardins

Top