Planos de Saúde e Novas Regras

Planos de Saúde e Novas Regras

Os Planos de Saúde e Novas Regras estão em vigor há pelos 5 anos e muitas coisas ainda não mudaram e quem sente isso…

Por Redacao em 10/08/2015

Os Planos de Saúde e Novas Regras estão em vigor há pelos 5 anos e muitas coisas ainda não mudaram e quem sente isso é o próprio paciente, consumidor dos mais diversos tipos de planos. Mas, para você entender melhor o que mudou, criamos este artigo com algumas informações para você saber o que realmente é seu direito e o que mudou desde a medida da ANS (Agência Nacional de Saúde). Antes de contratar qualquer plano, compare os serviços e preços.

Planos de Saúde e Novas Regras (Foto Ilustrativa)

Planos de Saúde e Novas Regras

Apesar da fiscalização e do empenho da ANS, Os Planos de Saúde e Novas Regras seguem sendo vistoriados na busca não de punir as operadoras, mas sim de acabar com o abuso que é feito contra os consumidores. Aliás, todo mundo já conhece e reconhece que os planos de saúde particulares deixam a desejar em vários pontos, mas é claro que isso não se estende a todas empresas do mercado. Portanto, veja abaixo o que mudou e saiba se isso já está incluso no pacote que você vai ou já contratou.

Leia mais informações sobre: OS MELHORES PLANOS DE SAÚDE PARA 2015

Mudanças existem há alguns anos

Desde o dia 2 de abril de 2010, os planos de saúde serão obrigados a fazer cobertura de cem novos procedimentos, onde 26 milhões de brasileiros que têm plano de saúde serão beneficiados passando a ter direito a cirurgias e tratamentos que hoje não são cobertos pelos planos. Essas mudanças serão válidas para todos os planos contratados a partir de 1999.

Mudanças estão em vigor desde 2010 (Foto Ilustrativa)

Entre os novos procedimentos que terão cobertura estão cirurgias com o uso de videolaparoscopia, autotransplante de medula óssea e de procedimentos como vasectomia e laqueadura. Estão incluídos também o fornecimento e colocação de DIU, exames de DNA para tratamento de doenças genéticas e a mamografia digital. Outros tratamentos como da odontologia também estão inclusos.

Outros direitos

A pessoa terá direito também a uma sessão por mês com psicólogo e seis por ano com fonoaudiólogo, nutricionista e terapeuta ocupacional. Segundo Daniela Trettel, advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), diz que a mudança vai ajudar o consumidor, mas que muitos procedimentos ainda estão de fora.

Entidades que defendem o consumidor ainda alertam sobre abusos dos planos (Foto Ilustrativa)

De acordo com o Idec, o consumidor deve prestar atenção no cumprimento das novas regras. A Associação Brasileira de Medicina em Grupo (Abramge) pediu no dia 24/03 na Justiça Federal, que as novas regras dos planos de saúde fossem suspendidas. Conforme a Abramge, essas mudanças vão causar aumento em até 10% o valor da mensalidade.

Leia mais informações sobre: MELHOR PLANO DE SAÚDE PARA IDOSOS DICAS

Valores não deveriam ser repassados

ANS alerta que nenhum valor deve ser repassado ao consumidor (Foto Ilustrativa)

Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informou que a extensão da cobertura não pode representar repasse de custos para os beneficiários. Porém, contornando algumas medidas, alguns planos insistem em repassar de alguma forma o custo, que aumento bastante para as operadoras, para o consumidor final. Portanto, fique atento e entenda exatamente tudo o que você está pagando.

Top