Plano de marketing para transportadora decolar em 2021

Wagner Santos 27/08/2021 Notícias

O plano de marketing para transportadoras segue o mesmo padrão de outras empresas, afinal elas também têm o mesmo objetivo de enfrentar a competitividade do mercado em busca de clientes.

Dessa forma, a cada dia mais o mercado está agressivo em suas estratégias comerciais, por isso as transportadoras precisam entrar nessa guerra com as armas do marketing.

O que torna esse mercado tão difícil, segundo a Agência Nacional de Transportes, existem hoje no Brasil cerca de 700 mil transportadoras legais, fora o mercado informal que deve ter um número alto de empresas na ilegalidade.

Por fim, para você entender melhor, aqui traremos diretrizes para um plano de marketing para transportadora, com elas você adequar a sua realidade e decolar em 2021, fique conosco.

1 – Contextualização Empresarial

Antes de você começar a gastar numa campanha de marketing para sua transportadora, é necessário que você possa conhecer sua empresa e saber como ela é vista no mercado.

É muito importante começar por esse ponto. Você pode aplicar a análise SWOT onde ela permitirá avaliar a posição de mercado da sua empresa, identificando os seus pontos fortes e fracos (fatores internos) e oportunidades e ameaças (fatores externos).

Nessa análise você vai em busca da resposta para 4 perguntas:

Pontos fortes – Onde sua transportadora se destaca, o que a diferencia da concorrência? Por que os clientes devem comprar de você e não dos seus concorrentes?

Fraquezas – O que retém sua transportadora internamente ou que fatores você pode melhorar? Onde você perde para sua concorrência.

Oportunidades – Quais as lacunas do mercado encontram-se abertas, você pode preencher essas lacunas? Que fatores externos você pode capitalizar para obter uma vantagem competitiva? 

Ameaças – Quais fatores externos podem prejudicar ou dificultar sua empresa? Onde você tem sofrido nessa competição. Por exemplo, as tarifas estão prejudicando as importações ou exportações? Ou, as flutuações da moeda estão afetando a produção?

2 – Qual o seu valor?

O que você mais vê em comum no mercado é a chamada ‘queima de preço’ na verdade não é sobre que estamos falando, saiba que valor é diferente de preço.

Você já fez sua análise contextual, nela você descobriu seus pontos fracos, esses precisam ser melhorados, mas seus valores precisam ser destacados.

Dessa forma, saiba que os seus valores o distingue dos concorrentes, lhe faz diferente e lhe dá preferência, e toda essa singularidade eleva o valor de seu serviço.

Ou seja, diante disso, pense que você não está vendendo um transporte, e sim um serviço de logística, onde seus valores são muitas vezes o alvo da procura de sua empresa.

A Transportadora de Veículos São Paulo tem se destacado no mercado devido a sua confiabilidade e profissionalismo, estes são os valores aos quais me refiro. 

3 – Identifique seu Público

Esse é o momento de identificar o perfil de seu cliente, ou a persona, isso vai ajudar muito seu projeto de marketing.

Quando você conhece seu cliente pode desenhar um padrão que possa atendê-lo em suas expectativas, pois vai conhecer seu padrão de vida e como eles visualizam o mercado, e principalmente, sua procura.

Você pode ter um único perfil, ou vários, mas creia em questão de plano de marketing para transportadora quanto menos melhor, você também terá poucas opções para se focar.   

4 – Selecione os canais de promoções 

Se você chegou até aqui seu plano de marketing para transportadora está quase pronto.

Agora você precisa escolher os canais de divulgação, pois dessa escolha você poderá investir de forma segura na campanha de marketing.

Os canais de marketing são suas plataformas, elas podem ser digitais (redes sociais) ou físicas (feiras, mercados). Elas representam o local onde você vai buscar seu público.

Lembre-se que você já tem um público com perfil traçado, então vai escolher os canais que mais atende seu perfil.

Por fim, não podemos negar que o digital hoje tem sido o canal mais procurado pelas empresas de marketing, por ser rápido, barato e eficiente. Contrate uma boa agência de marketing e verá os resultados.

5 – Acompanhe os Resultados

Você deu todos os passos para seu plano de marketing para transportadora, ao contratar uma empresa especializada já saberá o que precisa, e pode acompanhar o desempenho de sua campanha.

No entanto, como o objetivo do plano de marketing é buscar clientes, é preciso sempre ficar de olho nos resultados

Plano de marketing para transportadora

Considerações finais

Um plano de marketing para transportadora bem direcionado vai trazer os resultados que você espera em 2021.

Então, não deixe de investir nisso e garanta resultados precisos no seu negócio.

Outros artigos

Saiba como não sofrer com amor platônico

11/01/2013

Saiba como não sofrer com amor platônico

Os amores platônicos são muito comuns na adolescência e participam do processo de formação do indivíduo para a fase adulta. Porém, é preciso ficar atento, pois isso ...

Fantasias Carnaval 2016 – 25 de março

01/02/2016

Fantasias Carnaval 2016 – 25 de março

A 25 de março é um dos maiores centros comerciais do país, sendo conhecida em todo o território nacional como a rua com maior concentração de lojas populares. Os con...

Emprego na Prefeitura de BH

07/02/2010

Emprego na Prefeitura de BH

Você mora em Belo Horizonte e está procurando um emprego? Não deixe de ler nosso artigo completo, pois ele foi elaborado para que vocês residentes em BH possam t...