Pele oleosa: dicas para manter deixá-la bonita e saudável

A glândula sebácea está presente em toda a superfície do corpo, com exceção das regiões da palma da mão e planta do pé. Além…

Por Editorial MDT em 25/12/2011

Cuidados para ter a pele bonita

A glândula sebácea está presente em toda a superfície do corpo, com exceção das regiões da palma da mão e planta do pé. Além disso, ela produz uma substancia oleosa chamada sebo, que juntamente com o suor produzido pela glândula sudorípara forma uma película que cobre a porção mais externa da pele. Essa fina região é chamada de camada córnea, conferindo-lhe lubrificação, proteção (inclusive por inibir o crescimento de microrganismos), e prevenindo a desidratação e o ressecamento cutâneo.

Contudo, não pense que quanto maior a secreção dessas glândulas, melhor será a saúde de sua pele. Muito pelo contrário, a hipersecreção de sebo está relacionada com problemas como acne e queratose pilar além de provocar o quadro clínico tão característico de rosto com aspecto oleoso e sujo, com presença de poros dilatados e que, mesmo após poucas horas de ter sido lavado, volta a ter a aparência brilhante.

A causa da pele oleosa se relaciona a um componente genético, mas sua etiologia é multifatorial. Questões ambientais e comportamentais estão envolvidas, como poluição e temperatura muito elevada, estresse e alimentação rica em gordura e açúcar.

A seguir daremos algumas dicas para você aprender a lidar com sua pele oleosa e ficar com uma aparência muito mais saudável.

Higiene

Cuidado com os excessos! Lave o rosto por, no máximo, três vezes ao dia e sempre com água fria. Do contrário, a produção de sebo pode ser ainda mais estimulada. O desengorduramento excessivo também pode provocar um efeito rebote na produção de sebo.

Sempre use sabonetes neutros ou formulados especificamente para seu tipo de pele.

Nunca deixe de retirar a maquiagem com demaquilante sem álcool antes de se deitar.

Fique atenta para detalhes que podem estimular a produção de sebo, como:

  • deixar o cabelo caído sobre o rosto, roçando na pele (procure usar o cabelo preso, tiaras e arcos);
  • cutucar constantemente cravos e espinhas;
  • apoiar a cabeça com as mãos.

Lave o rosto três vezes ao dia, no máximo.

Tonificação

Não dá para retirar todos os resíduos da pele apenas com água e sabonete. Por isso, é necessário o uso de tonificantes que complementam a higiene cutânea para equilibrar o pH. Os agentes adstringentes usados na limpeza da pele geralmente são levemente alcalinos e também promovem ação anti-inflamatória, auxiliando no fechamento dos poros e promovendo ação refrescante. Use produtos sem álcool na formulação.

Hidratação

A melhor hidratação é aquela que se faz de dentro para fora. Portanto, se você tem o costume de beber pouca água será difícil conseguir uma pele hidratada e saudável. Com a ação da idade, do frio, do sol, de produtos químicos e da poluição, a porcentagem de água presente na pele pode diminuir pela metade, provocando o surgimento de rugas precoces e flacidez. Então, use a abuse de alimentos ricos em água e tome muito líquido.

O uso de um bom hidratante também é fundamental, mas esqueça dos cremes, pois apresentam óleo em sua composição. Use produtos em gel, que são a base de água, e dê preferência para os que já contenham filtro solar.

Proteção

Caso você opte por usar um hidratante que não tenha filtro solar, não se esqueça de que a mesma regra para a hidratação é também válida na escolha do protetor solar. Use produtos em gel, livres de óleo em sua composição (procure a expressão ‘oil-free’ na embalagem, que significa livre de óleo) e com proteção UVA-B. Assim você também previne o envelhecimento precoce, a melanose solar (as manchas de sol, muito comuns na região das mãos e do colo) entre outras doenças como o câncer de pele.

Maquiagem

Use maquiagens para pele oil-free. Pós-faciais e compactos podem ressecar a pele e obstruir os poros, por isso é importante evitar o uso desses produtos. Bases muito espessas também obstruem os poros e ainda aumentam a oleosidade, podendo provocar acne. Uma opção é usar um produto matificante, que absorva óleo ao invés de água, proporcionando o aumento da duração da maquiagem e uma sensação prolongada de pele menos oleosa.

Use produtos em gel, livres de óleo em suas composições.

Top