Decoração rústica com peças em fibra natural

A fibra natural é um tipo de material sustentável capaz de contribuir com a decoração da casa. Ela costuma ser usada na confecção de…

A fibra natural é um tipo de material sustentável capaz de contribuir com a decoração da casa. Ela costuma ser usada na confecção de móveis e objetos decorativos, sendo assim, a melhor alternativa para se trabalhar com matéria-prima natural no design de interiores.

Extraídas de vegetais, as fibras naturais são repostas com facilidade no meio-ambiente, não causando prejuízos para a natureza. Esse tipo de material tem inovado muitos projetos de decoração, tanto no que diz respeito às ambientes externos como internos. Um toque de charme e modernidade é possível graças ao trabalho com a fibra, que na maioria dos casos está ligado também às técnicas artesanais.

Antigamente, os móveis de fibra natural eram usados apenas para decorar as varandas ou casas de praia, mas hoje em dias as peças podem ser empregadas em diferentes contextos. Aos poucos o material tem ganhado o cenário contemporâneo e integrado os projetos modernos de decoração. A marca da rusticidade transforma o design de cada ambiente, deixando-o sofisticado.

Dicas para trabalhar com fibra natural na decoração

– Usando móveis de fibra natural: o mobiliário é resistente e oferece conforto aos moradores da casa. A decoração pode ser transformada por meio do material, acrescentando uma atmosfera exótica e luxuosa. As poltronas ficam convidativas quando colocadas na sala e bem distribuídas no espaço. Uma boa sugestão de móvel para se trabalhar na decoração de uma sala moderna é a poltrona de fibra natural giratória e com pés cromados.

– Conhecendo os tipos de fibra natural: a confecção de móveis artesanais com o material pode acontecer a partir do junco, palha de vime, apuí e muitos outros. Todos normalmente são bem estruturados na mobília e adicionam o aconchego do bege à decoração. Já em ambientes ao ar livre, como jardim e área de lazer, prefira trabalhar com peças de fibra sintética.

Leia Também:  Dicas para deixar de roer as unhas

– Vantagens do trabalho com fibra natural: as peças que seguem essa linha são perfeitas para decorar os espaços de relaxamento dentro e fora de casa. Além das tradicionais poltronas, é possível encontrar mesa de centro, sofás, bancos, chaises e até mesmo painéis para revestir as paredes. Entre os objetos decorativos confeccionados artesanalmente com a fibra, vale ressaltar a luminária.

– Cuidados: se preocupe em manter a combinação com os outros elementos que compõem o visual de cada cômodo, afinal, a fibra natural não atua sozinha na decoração. Lembre-se também que o material não tem resistência a chuva ou muita umidade.

Top