Patchwork com azulejos: como fazer, fotos

Uma forma charmosa de trabalhar com os azulejos na decoração é usando a técnica de patchwork. O acabamento pode marcar presença nas paredes do…

Os azulejos antigos usados no patchwork deixam a decoração personalizada e charmosa.

Uma forma charmosa de trabalhar com os azulejos na decoração é usando a técnica de patchwork. O acabamento pode marcar presença nas paredes do banheiro, da cozinha, da varanda, da sala de jantar ou de qualquer outro ambiente residencial. Há ainda quem adote o patchwork para mudar o visual de móveis, como é o caso da superfície da mesa.

A composição com azulejos coloridos e estampados representa uma ótima ideia para personalizar a aparência da casa. O trabalho funciona de forma semelhante ao patchwork feito com tecidos, mas ao invés de usar os retalhos de pano, a técnica explora as cerâmicas consideradas ‘fora de moda’.

A decoração contemporânea tem valorizado os azulejos neutros e claros, que são peças normalmente mais fáceis de combinar com os demais elementos. Desta forma, os velhos ladrilhos hidráulicos acabam sendo deixados de lado e, muitas vezes, esquecidos. O patchwork com azulejos surgiu então como uma forma de reaproveitar a cerâmica antiga e transforma a decoração com criatividade e muito bom gosto.

Saiba mais: Banheiro colorido – como decorar

Como fazer patchwork com azulejos?

O lavabo ficou mais colorido com o patchwork.

Os ladrilhos hidráulicos, as pastilhas de vidro e os azulejos estampados que já saíram de linha podem ser reaproveitados na decoração das paredes. Basta remover o acabamento cerâmico antigo e aplicar as novas peças, visando à montagem de belíssimos painéis.

A combinação de cores e gravuras não precisa seguir uma regra, na verdade é interessante manter o efeito multicolorido, desconexo e divertido. Caso a parede não tenha acabamento em cerâmica, a aplicação fica ainda mais fácil e os resultados prometem criar uma identidade visual diferente para o espaço.

Leia Também:  Como Combinar Estampas Na Decoração De Casas

Veja também: Decoração com ladrilhos hidráulicos 

Os moradores não precisam revestir toda a parede com patchwork de azulejos antigos, o trabalho também pode ser realizado parcialmente. Para evitar o quebra-quebra da cerâmica e a sujeira acumulada dentro de casa, a aplicação pode modificar apenas algumas peças do acabamento.

O patchwork com azulejos representa também uma ótima estratégia para substituir as peças trincadas que prejudicam a estética da parede. Escolha padronagens charmosas e com estilo para integrar a decoração do ambiente já azulejado, como é o caso da cozinha ou do banheiro.

Com a intenção de facilitar a montagem dos painéis com azulejos, os arquitetos recomendam o trabalho com peças que possuam a medida padrão 15 X 15 cm. A aplicação na parede deve acontecer através do mesmo procedimento usado com o azulejo moderno, tomando os mesmos cuidados para que o acabamento fique uniforme, seguro e resistente.

A composição através do patchwork é capaz de deixar o ambiente com um charmoso toque retrô, sugerindo personalidade, acolhimento e nostalgia. Procure as peças de cerâmica coloridas e desenhadas nas lojas de azulejos antigos e incorpore esta nova tendência.

Fotos de patchwork com azulejos

Top