Passeios em Morretes

Localizado na região litorânea do Paraná, Morretes é uma cidade famosa por seus restaurantes com seu prato típico, o barreado, e sua arquitetura antiga.…

Localizado na região litorânea do Paraná, Morretes é uma cidade famosa por seus restaurantes com seu prato típico, o barreado, e sua arquitetura antiga. Vários casarões são muito bem preservados e toda a cidade é linda de se conhecer. Mas a cidade também é bastante voltada à ecologia e esportes radicais.

Em 1646, o local começou a receber muitos garimpeiros e mineradores, por acharem jazidas de ouro e, em 1721 foi fundado, oficialmente o povoado de Morretes. O nome da cidade se deve aos pequenos morros em volta do município, notados pelos seus colonizadores.

Ecologia e esportes radicais

Com diversos rios de águas cristalinas, cachoeiras exuberantes e maravilhosas montanhas, a cidade deixa qualquer um boquiaberto. Além de uma fauna e flora cheia de atrativos, Morretes é cortado pelo rio Nhundiaquara, que serviu por muitos anos como a única via natural de penetração, que ligava o literal ao planalto paranaense.

Nesse rio é possível fazer passeios com boia-cross, que tem passeios de até três horas dentro do rio. Outro passeio interessante é o rafting, um bote que navega pelas correntezas e cachoeiras radicais. Todos os passeios são feitos com equipamentos de segurança e um guia especializado.

Cachoeiras

Além dos esportes radicais, há espaço para quem quer apenas se banhar em águas cristalinas e maravilhosas. Uma das cachoeiras mais visitadas é o Salto dos Macacos. Essa exuberante cachoeira tem aproximadamente 70 metros de altura,  formada pelo Rio dos Macacos e situa-se na região de preservação da Serra do Mar.

Outras duas opções de cachoeiras são o Salto da Fortuna, com 50 metros de altura e uma piscina natural em sua base, e a Cachoeira dos Marumbistas, com duas quedas d’água com 15 metros de altura cada. Todas as cachoeiras são no morro e geralmente levam uma ou duas horas para a subida.

Trilhas

O Parque Estadual do Marumbi possui diversas trilhas para subir as montanhas de Morretes. Ainda possui um Centro de Visitantes com Museu, Polícia Florestal, Camping e a sede do COSMO (Corpo de Socorro em Montanha).

Confira abaixo as principais trilhas e montanhas, com sua altitude e dificuldade correspondente:

– Olimpo: Altura: 1539 metros. Tempo de caminhada (subida): 3h30. Nível de dificuldade: alto.

– Abrolhos: Altura: 1200 metros. Tempo de caminhada (subida): 2h30. Nível de dificuldade: alto.

– Ponta do Tigre: Altura: 1400 metros. Tempo de caminhada (subida): 3h Dificuldade: alto.

– Rochedinho: Altura: 625 metros. Tempo de caminhada (subida): 0:45 h. Dificuldade: médio.

Para maiores informações, acesse o site da prefeitura de Morretes clicando aqui.

Top