Os melhores calmantes naturais

Conheça os melhores calmantes naturais disponíveis atualmente e deixe de lado os remédios para diminuir a ansiedade, o nervosismo e o estresse, que muitas…

Por Andre em 04/03/2016

Conheça os melhores calmantes naturais disponíveis atualmente e deixe de lado os remédios para diminuir a ansiedade, o nervosismo e o estresse, que muitas vezes acabam causando uma enorme dependência.

Os melhores calmantes naturais (Foto: Divulgação)

Na hora de combater os males da mente, muitas pessoas têm abusado do consumo de ansiolíticos, medicamentos utilizados nos tratamentos de problemas como ansiedade e determinados tipos de depressão, por exemplo, cujo uso excessivo pode trazer sérios efeitos colaterais, além do vício.

Como alternativa para o uso dessas drogas, os calmantes naturais surgem como uma excelente opção. Muito citados na sabedoria popular, esses remédios naturais já chamaram a atenção até mesmo da ciência, com muitos deles sendo analisados por pesquisadores, que comprovaram suas eficácias.

Dicas de remédios caseiros para garganta inflamada

Remédio caseiro para baixar a glicose

Os melhores calmantes naturais

Erva Cidreira (Foto: Divulgação)

Certamente, você já ouviu falar que chá de camomila acalma, não é mesmo? A Matricaria recutita, nome científico da camomila, realmente possui um efeito calmante. Geralmente, ela é consumida sob a forma de chá e é ótima para quem deseja relaxar.

Outras plantas medicinais com efeito calmante são:

– Melissa

A erva cidreira, como ela também é chamada, dispõe de óleos essenciais que acalmam. O consumo é feito através de chá.

– Passiflora

A Passiflora incarnata, uma espécie da família do maracujá, possui propriedades que ajudam a controlar depressão e ansiedade. Pode ser consumida em chás, sendo que seu princípio ativo aparece ainda em alguns medicamentos. A Passiflora não é só indicada como calmante, suas propriedades ajudam a tratar da depressão, insônia, irritabilidade e muitos outros problemas.

– Erva-de-São-João

É considerada bastante eficiente para aliviar a depressão. A Hypericum perforatum (nome científico) é utilizada na produção de medicamentos.

– Valeriana

Traz benefícios para o sono, podendo ser usada em chás e infusões. A Valeriana officinalis também aparece nas fórmulas de determinados fitoterápicos.

Outras boas opções

A Erva-de-São-João também é conhecida como a “planta do alto-astral” (Foto: Divulgação)

Entre os melhores calmantes naturais, também há vários outros exemplos de plantas medicinais que produzem ação sedativa no sistema nervoso central, com poder para acalmar e melhorar a qualidade do sono, além de outros benefícios.

Algumas dessas outras opções são a Tília (boa para combater stress, histeria e ansiedade), a Alfazema (alivia a tensão nervosa), a Lavanda, o Lúpulo, a Ashwaganda, a Eschscholzia californica, o Maracujá e a Alface.

Top