Para que serve o Ativo Diferido?

PUBLICIDADE

Um dos tópicos mais discutidos e pensados pelas empresas sem dúvidas é o ativo diferido. Afinal, observar e investir corretamente nessa área ajudará a sua empresa a atingir o público que seu produto ou serviço atingirá com a metodologia correta de acordo com seu contexto.

Entretanto, apesar de ser uma das partes essenciais e ser muito batido em cursos que envolvem finanças, observa-se constantes erros no uso dessa área. Por isso, vamos conferir a definição de ativo diferido, bem como as suas aplicações e utilidades para o bom funcionamento de uma empresa.

O que é ativo diferido?

Para começar, vamos mostrar o que seria ativo diferido. Esse componente carrega todas as despesas que precisam ser realizadas por uma empresa para que seu negócio comece a funcionar. Por isso, dizemos que esse ativo é parte essencial para saber

PUBLICIDADE

Para que serve o ativo diferido?

Agora que você já sabe a definição de ativo diferido, quais são as suas utilidades dentro da empresa? Bem, a sua aplicação serve para mostrar aos responsáveis pela companhia o quanto deverá ser investido para a preparação para a realização dos projetos desejados.

Para que serve ativo diferido
Fonte/Reprodução: original

Ou seja, além do ativo diferido expressar se a quantia disponível é capaz de atender as expectativas daquele negócio, podemos dizer que o uso correto do conceito pode salvar as vendas da empresa durante um grande período de tempo.

Um exemplo prático é uma empresa que aplica no desenvolvimento de produtos de beleza e percebe que certo tipo de fragrância está em maior alta no mercado. Para notar esse tipo de mudança, somente com o investimento em pesquisas que, como veremos adiante, é um dos pontos que o ativo consegue cobrir.

Qual o conceito de ativo diferido?

Para clarear mais o conceito de ativo diferido, é preciso ter em mente que essa despesa carrega as necessidades que uma empresa precisará para se portar e se manter viva no mercado. São, portanto, despesas que antecedem as atividades da empresa e mostram a quantia necessária para o início delas.

Qual o conceito de ativo diferido
Fonte/Reprodução: original

Vale comentar que o termo ativo diferido, apesar de continuar em uso dentro do universo financeiro, já foi abolido há um tempo. Atualmente, chama-se de despesa pré-operacional justamente por seu caráter de preparação para ação da empresa.

Como funciona o ativo diferido?

Já mostramos e nos aprofundamos bastante nas definições de um ativo diferido, mas como ele funciona na prática? Tecnicamente, o cálculo dessa despesa é feito com base no capital investido para o andamento do negócio.

PUBLICIDADE

Vale lembrar que essa ideia não é utilizada em empresas que usam do sistema de caixa, pois nesse caso tanto os gastos realizados no período são feitos de uma só vez. Esse detalhe é bem importante e que passa batido muitas vezes.

Quais ocasiões onde normalmente se utiliza o ativo diferido?

Como reforçamos bastante nos tópicos anteriores, o ativo diferido tem a essência de ser o componente que irá moldar a forma da empresa se comportar diante da competitividade. Por isso, a predominância de uso dele se dá nos seguintes tópicos:

  • Pesquisas;
  • Desenvolvimento de projetos;
  • Reorganização;
  • Implantação de sistemas.

Perceba que todas essas funções configuram a parte de organização para a empresa agir dentro do mercado. Logo, fica provada a importância de se investir no ativo diferido, ou, nas despesas pré-operacionais.

Espera-se que as definições sobre ativo diferido tenham ficado claras e que você saiba quando aplicar esse conceito. A fim de colaborar com a divulgação, compartilhe este artigo e sempre que precisar de ótimas informações, retorne para este site.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.