Como funciona o limite de transferência pix

Felipo Bellini 18/03/2022 Notícias

A popularização do Pix levou também à dos golpes e crimes usando a ferramenta. Por essa razão, o Banco Central decidiu instituir o chamado limite Pix, cujo objetivo é limitar as transações realizadas usando essa ferramenta. Vejamos mais sobre isso agora.

O que é o limite de transferência pix?

O Limite Pix é uma forma de limitar a quantidade de dinheiro que você pode transferir, ou de limitar o número de transações que você realiza num determinado período. Esse limite Pix pode ocorrer conforme a plataforma a ser utilizada, com o dia da semana ou até mesmo com o horário em que a transação Pix está sendo realizada.

O que é o limite de transferência pix

Fonte/Reprodução: original

Por que existe o limite de transferência pix?

O limite Pix existe como uma forma de aumentar a segurança dessa ferramenta. Há muitos golpes sendo aplicados por técnicas de engenharia social, de phishing, entre inúmeros outros métodos. Esses golpes geralmente visam que a vítima faça uma transferência Pix para o ladrão, então limitar a quantidade de dinheiro que pode ser transferida é uma forma de minimizar os danos caso a vítima venha a de fato cair num golpe. Reforçamos que o Pix é uma ferramenta extremamente segura, entretanto, essa medida de segurança é necessária visto que, como diz o velho ditado, é melhor prevenir do que remediar.

Qual limite pix em cada banco?

Não há como fornecer uma resposta padrão, cada banco é livre para estabelecer os próprios limites quanto a transferências Pix. Entretanto, o limite mínimo deve ser o mesmo valor que está disponível para transferência TED, partindo daí as limitações a serem estabelecidas.

Como saber o meu limite pix

Você pode descobrir o seu limite Pix por meio do aplicativo do seu banco, ou mesmo indo diretamente na agência. Como mencionado anteriormente, o valor do limite varia de acordo com cada banco.

Como alterar o limite de transferência pix

É possível alterar o limite da transferência Pix pelo próprio aplicativo do banco que você utiliza, ou indo até uma agência do banco e solicitando ajuda para fazê-lo. Cada instituição possui suas próprias regras quanto ao aumento do limite, portanto, procure se informar.

O que é limite noturno?

O limite Pix noturno foi um limite estabelecido a fim de ajudar a amenizar um grande problema que estava e ainda está ocorrendo: o sequestro relâmpago. Muitos sequestradores sequestravam suas vítimas e as forçavam a passar todo o dinheiro na conta para eles por meio do Pix, e esses sequestros ocorrem majoritariamente na parte da noite. Portanto, o Banco Central estabeleceu esse limite a fim de limitar a quantidade de dinheiro que os criminosos poderiam roubar por vítima e assim desestimular a criminalidade.

Benefícios do limite de transferência pix

Os principais benefícios do limite Pix são relativos a segurança. A grande maioria das pessoas não irá mover grandes quantidades de dinheiro de uma só vez em uma situação normal, de forma que além de quase imperceptíveis, essas limitações vêm para aumentar nossa segurança nos tempos difíceis em que estamos vivendo.

Como mencionamos anteriormente, a popularização do Pix infelizmente levou também a popularização de golpes e afins utilizando essa ferramenta, de forma que o limite Pix veio como uma forma de ajudar nesse problema e tornar o Pix uma ferramenta de transferência de dinheiro ainda mais segura.

Outros artigos