Papa Bento XVI quer nova evangelização na Europa

Papa Bento XVI quer nova evangelização na Europa

Redacao 28/09/2011 Brasil

PUBLICIDADE

Fatos, acontecimentos e percepções levaram os representantes do Vaticano chegarem a uma conclusão: a Europa está se descristianizando. A primeira reação dada diante de tal situação foi quando em setembro de 2010 o Papa Bento XVI declarou que o Ocidente precisava de uma “nova evangelização”. A afirmação é válida e decorrente da fraqueza da igreja, que vem se tornando uma minoria.

Em junho de 2010 Bento XVI divulgou planos para um novo ministério, a fim de revigorar a religião, porém nada sobre a estrutura, metas e conteúdos foram anunciados. O que naquele mês Bento queria era encontrar uma forma de aprimorar e reafirmar a igreja, sentia que isso era preciso, mas não sabia ainda o que fazer exatamente. Por fim, um ano depois da criação do novo ministério, o conselho pontifical busca reagir, objetivando reconquistar alguma influência no continente que no passado tinha como posse.

PUBLICIDADE

Um dos fatores que levou a decisão de tentar virar o tabuleiro foi a visita de Bento a Alemanha. A visita foi precedida por um livro do sociólogo Andreas Puttman: “Gesellschaft ohne Gott” (Uma sociedade sem Deus). Título este que descreve o cenário na Alemanha, tornando-o desapontador, no qual grande parte da população não leva mais em consideração princípios religiosos católicos.

O jornal do Vaticano “Osservatore Romano” do dia 20 de setembro de 2011 mostrou que há mais mulçumanos praticantes que católicos praticantes na França. Mais um fator de controvérsia é a desconexão entre o Vaticano e outros governos europeus quanto ao tratamento e soluções dadas aos escândalos de abuso sexual.

Tais desentendimentos levou Rino Fisichella, ex-reitor da Universidade Lateranense, do Vaticano, a planejar reuniões e iniciativas. A busca por informações e dados concretos parecem ser essenciais para montar um mapa ocidental, encontrar as lacunas e estabelecer a melhor estratégia de instauração. Diante de um exército enfraquecido e desorientado pelo secularismo (política de separação entre a igreja e o Estado), afetado por escândalos de abusos sexuais e concorrendo com cristianismo evangélico e islã, Fisichella lembra que o catolicismo deve ser feito por si próprio. Cabe a cada um que acredita disseminar e lutar pela religião.

Um projeto foi instituído, o “Missão Metrópole”, previsto para declarar uma data religiosa que reúna e unifique 12 grandes cidades europeias em 2012. Qual a finalidade? Talvez mostrar que a igreja ainda tem força e sua existência não acabará de uma hora pra outra. Motivar e unir tribos de católicos de nações diferentes pode ser uma solução.

PUBLICIDADE

Outros artigos

Ofertas Clube do Desconto

13/10/2010

Ofertas Clube do Desconto

Ofertas do Clube do Desconto são boas alternativas em que temos para que vocês aproveitem as melhores disponibilidades em que são oferecidas no mercado em relaçã...

Pacote de viagens Alemanha CVC 2012-2013

10/07/2012

Pacote de viagens Alemanha CVC 2012-2013

O que mais impressiona na Alemanha é a mistura entre as tradições, que estão aparentes em sua cultura e o desenvolvimento econômico, possibilitando que as pessoa...

Aprenda a preparar lentilha de Réveillon

29/11/2011

Aprenda a preparar lentilha de Réveillon

A lentilha é um prato tradicional do Ano Novo para quem deseja atrair riqueza, muita sorte e prosperidade. Essa superstição foi trazido pelos imigrantes italianos qu...