Países que mais investem em energia verde

A energia vinda das hidrelétricas é a que move o Brasil. No entanto, alguns países estão longe de rios, ou não possuem águas com…

Por Élida Santos em 19/12/2012

A energia vinda das hidrelétricas é a que move o Brasil. No entanto, alguns países estão longe de rios, ou não possuem águas com volume suficiente para a geração de eletricidade. Nesses casos a energia eólica, que é a que vem do vento, e a criada por meio da captação dos raios solares, podem ser meios de geração de eletricidade. Esses dois exemplos são os meios mais limpos que existe de se obter eletricidade, pois não poluem durante o seu processo de geração e não causam impactos à natureza. Conheça alguns países que utilizam a “energia verde”, como essas que citamos.

Saiba mais sobre: Energias Renováveis no Brasil

Energia renovável é a palavra de ordem (Foto: Divulgação)

 

Alemanha investe em energia renovável

As turbinas eólicas em Schleswig-Holstein, que ficam na Alemanha, tem capacidade de geração total de energia de 22.247 MW. Há pouco tempo a nação declarou ao mundo que irá desligar os reatores de energia nuclear até 2022, em favor de outras fontes mais limpas, como a eólica e se tornou o único país no bloco do G20 que projeta um declínio no investimento em “energia verde”. A decisão causa controversas, já que muitos investidores acreditam em um potencial maior da energia nuclear.

Energias mais limpa nos Estados Unidos

Os Estados Unidos até pouco tempo demonstrava resistência com relação a busca de fontes de energia mais limpas. Mas, uma mudança de postura começa a ser esboçada, pois estão investindo cada vez mais em fontes de energias limpas, oferecendo para as empresas com sede no país, incentivos fiscais em caso de aplicação de fontes de energia como a eólica, que poluem menos. Essa determinação do EUA demonstra que o país está cedendo a pressão internacional por pensamentos que ajudem na preservação dos recursos naturais.

Confira também: Fontes de Energia Alternativa- Fontes renováveis

Energia eólica é uma das mais limpas (Foto: Divulgação)

 

Energia eólica domina a Espanha

A Espanha importa grande parte da eletricidade utilizada no país de outros lugares, mas em abril de 2012 deu um importante passo em direção a sua autonomia nesse segmento e, o melhor, de um modo que agride menos a natureza. A energia eólica, nesse ano, passou a ser a maior fonte energética do país. Os produtores da Espanha estão construindo turbinas e instalando fazendas eólicas internacionalmente, o que não sobrecarrega as companhias energéticas do país. O mercado de eletricidade alternativa da Espanha tem atraído muitos investimentos nos últimos 10 anos, ainda que o governo tenha parado de subsidiar a produção de energia por causa do precário estado da economia.

Top