Overdose de analgésicos: saiba mais

Segundo dados mundiais, as mortes por overdose de drogas, alcançaram índices alarmantes, no 11° ano consecutivo. A maioria dos falecimentos envolveu pessoas que abusaram…

Segundo dados mundiais, as mortes por overdose de drogas, alcançaram índices alarmantes, no 11° ano consecutivo. A maioria dos falecimentos envolveu pessoas que abusaram do uso de analgésicos que, podem causar dependência. Mesmo conhecendo os riscos que esses medicamentos podem causar, muitos indivíduos continuam abusando do seu uso, trazendo consequências que podem ser fatais. Assim, conheça mais sobre a overdose de analgésicos.

Saiba quem são os famosos que morreram de overdose.

A indiscriminalidade na venda de analgésicos é um risco para a população em geral. (Foto: divulgação)

Conheça mais sobre os dados da overdose de drogas

No ano de 2010, profissionais constataram cerca de 38.000 mortes de indivíduos por overdose de drogas, em território nacional. A maioria desses casos fatais estava relacionada ao abuso de medicamentos, em especial, analgésicos, superando os dados das mortes por drogas ilícitas.

O perigo por detrás dos analgésicos

Profissionais da saúde afirmam que os pacientes que utilizam os analgésicos diariamente, não conseguem perceber o quão viciante que esses medicamentos podem ser. Na maioria das vezes, esses remédios são prescritos em caso de dores e se tornam muito utilizados pelos pacientes, devido a sua facilidade na aquisição.

A monitorização de medicamentos é necessária

Devido a esse grande problema relacionado ao abuso de analgésicos, especialistas afirmam que deveria haver um monitoramento de prescrição de drogas a nível estadual. Além disso, seria necessário cobrar receitas médicas para que houvesse a venda dos medicamentos. Isso tudo visando a proteção, o controle e a supervisão do uso de analgésicos, colaborando com a diminuição dos índices de fatalidades.

Busque a orientação de um especialista, antes de praticar a automedicação. (Foto: divulgação)

Saiba o que foi feito atualmente

Após os dados alarmantes serem publicados, federais especializados em segurança, recomendaram a retirada de medicamentos, incluindo o remédio Vicodin do mercado popular. Ou seja, ele e outros medicamentos que possuem substâncias entorpecentes, deveriam ser utilizados em restrição, assim como a morfina e a oxicodona. Além dessa atitude, alguns hospitais estabeleceram restrições mais duras em relação às prescrições de analgésicos em seus pacientes.

Continuar Lendo  Cortes de cabelo feminino com navalha

O perigo da automedicação

Como foi visto anteriormente, o uso inadequado de medicamentos, pode ocasionar diversos problemas de saúde, sendo que, em alguns casos, pode ser fatal. Assim, antes de utilizar qualquer medicamento, é ideal buscar a orientação de um especialista, de modo a evitar futuras e graves consequências.

Saiba mais sobre a overdose de analgésicos. (Foto: divulgação)

Devido a descriminalização em relação a venda de analgésicos, muitos indivíduos acabam abusando do seu uso, podendo colaborar com a manifestação de diversos problemas. Uma das consequências mais preocupantes, é a overdose de analgésicos que, na maioria dos casos, pode ser fatal. Assim, é extremamente importante que o indivíduo busque a orientação de um especialista, antes de realizar a automedicação.

Saiba o que a ingestão abusiva de paracetamol pode causar à saúde.

Top