Ingestão em excesso de paracetamol pode acarretar sérios problemas a saúde

PUBLICIDADE
(Imagem: Foto divulgação)

A ingestão consecutiva de paracetamol, mesmo que somente um pouco acima do limite indicado, pode ser fatal. Segundo pesquisadores da Universidade de Edimburgo, a overdose do medicamento é dificil de ser compreendida, porém, deve ser contornada o mais rápido possível, já que a pessoa corre o risco de sobrer uma falência no fígado, a qual pode levá-lo a morte.

A ingestão do medicamento em excesso  e com frequência é ainda mais grave do que uma overdose única. E costuma ocorrer quando a pessoa sente dor e ingere por várias vezes um pouco mais do remédio do que deveria. “Não é uma overdose maciça, do tipo ingerida por pessoas que tentam se matar, mas com o tempo os danos se acumulam e podem ser fatais”, diz Kenneth Simpson, um dos responsáveis pelo estudo.

Um dos conflitos com a overdose, é que os médicos geralmente avaliam o risco do paciente por exames sanguíneos, para saber o quanto da droga está presente no organismo. No caso de uma overdose única, o exame sanguíneo de fato é capaz de fornercer informações fundamentais ao médico. Pessoas com superdoses consecutivas, entretanto, podem ter níveis baixos do medicamento no sangue, ainda que estejam em risco de falha do fígado e de morte.

PUBLICIDADE

Pesquisa

Durante a pesquisa,  foram avaliados 663 pacientes que haviam sido recebidos no centro médico Royal Infirmary, em Edimburgo, entre 1992 e 2008, com lesão no figado originada pela droga. Foi descoberto, então, que 161 deles haviam ingerido superdoses consecutivas, geralmente para suavizar dores como: muscular, abdominal, de cabeça e de dente.

“Na admissão no hospital, esses pacientes com overdoses múltiplas eram mais suscetíveis a terem problemas no fígado e no cérebro, precisavam de diálise renal ou ajuda para respirar. Eles tinham mais riscos de morrer do que aqueles pacientes que haviam tido apenas uma overdose”, afirma Simpson.

O problema é ainda mais sério para as pessoas que chegam ao hospital um dia depois da overdose, já que as chances de necessitarem de um transplante de fígado, são mais elevadas. De acordo com o especialista, como avaliar o paracetamol no sangue é uma estimativa ineficaz do real estado da pessoa com situações de overdoses sucessivas ou de internação demorada, é necessario desenvolver novas maneiras de realizar o diagnósticos e o tratamento.

Indicação

Assim como qualquer outro medicamento, o paracetamol deve ser ingerido exclusivamente com a orientação médica. Geralmente cada comprimido possui cerca de 500 mg da droga e indicações gerais advertem que adultos podem consumir até, no máximo, dois comprimidos num intervalo de quatro horas e um máximo de oito comprimidos ao dia.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.