Otite em bebês: sintomas, tratamento

PUBLICIDADE
Cerca de 20% das crianças até quatro anos têm pelo menos uma otite por ano

Otite é uma inflamação nos ouvidos, muitas vezes decorrente de infecção. É um problema muito comum em bebês, desde os primeiros meses de vida. Estima-se que 20% das crianças até quatro anos tenham pelo menos uma otite por ano.

Sinais e sintomas: Pode ocorrer muita dor, coceira, vermelhidão, inchaço, secreção e perda da audição. A febre não é um sintoma comum, mas quando aparece é um sinal mais grave da infecção.

Classificação

Existem dois tipos de otite, que variam de acordo com o local onde ocorre o problema. Se a infecção acometer a orelha externa, ou seja, a entrada da orelha até a membrana timpânica, ela é chamada de otite externa. Já a otite interna ocorre quando a infecção está localizada depois da membrana timpânica, na tuba auditiva que liga o ouvido à região do nariz e da garganta.

PUBLICIDADE

Causas

Após infecções: O problema pode ocorrer durante ou após gripes, resfriados, alergias e infecções na garganta, pois as bactérias ou vírus sobem pela tuba auditiva e causam acúmulo de secreção dentro da orelha, provocando a inflamação.

Alimentação na posição deitada: Geralmente as crianças mamam deitadas, principalmente logo antes de dormirem. Como os pequenos apresentam a tuba auditiva mais horizontalizada que os adultos, o leite chega ao ouvido médio com mais facilidade e causa a inflamação.

É muito comum que crianças, ao entrarem na escolinha, apresentem otite. Pois, o sistema imunológico delas ainda está vulnerável, e esse ambiente possui uma quantidade maior de vírus e bactérias capazes de causar o problema.

Complicações

As otites devem ser cuidadas, pois podem causar problemas sérios como perda irreversível da audição. Para que essas complicações não ocorram é necessários que o diagnóstico e o tratamento sejam feitos o mais rápido possível. Ao perder a audição, a criança acaba tendo um prejuízo na aquisição da linguagem, no desenvolvimento cognitivo e no aprendizado.

Por trazer problemas tão sérios, os pais devem ficar sempre atentos aos sinais e sintomas das otites. O verão é uma época em que aumentam os casos dessa doença, pois as crianças ficam muito tempo em piscinas ou mar. O excesso de umidade no local é perfeito para a proliferação de fungos e bactérias, ainda mais se a água estiver contaminada.

As otites devem ser cuidadas, pois podem causar problemas sérios como perda irreversível da audição

Cuidados

Crianças costumam colocar objetos dentro do ouvido, e isso pode causar otite também. Por isso, fique atento e evite o contato dos bebês com objetos pequenos que caibam na cavidade auricular.

PUBLICIDADE

A limpeza do ouvido deve ser feita com um pano macio enrolado no dedo e passada na parte de fora da orelha. Não é necessário tirar a cera, pois ela protege o ouvido da criança.

Como prevenir

Antes de dar a mamadeira, posicione a criança de forma que a cabeça esteja mais levantada que o corpo. Não amamente o bebê e deite-o em seguida. Se regurgitar, o líquido sobe pela fossa nasal até chegar ao ouvido e pode causar a inflamação.

Mantenha a criança com o sistema imunológico bem cuidado. Para isso, boa alimentação e sono regulares devem estar em dia.

Não dê remédios para a criança quando suspeitar do problema. É necessário, primeiramente, levar a um médico. Pois, se você estiver errado em relação ao problema, pode prejudicar a saúde do pequeno.

Alimente seu filho com leite materno. Ele transmite os anticorpos da mãe para o bebê e a posição é mais adequada. Assim, a imunidade da criança se torna mais poderosa.

Não se esqueça de vacinar seu filho contra a gripe anualmente, a partir dos seis meses de idade.

Tratamento

O tratamento depende da intensidade do problema, dos sinais e sintomas. Normalmente são aplicados antibióticos nos casos em que haja sinal de infecção bacteriana. Analgésicos e antitérmicos também são muito utilizados. A febre costuma desaparecer em três dias, mas a audição pode levar mais tempo para voltar ao normal.

Por todos os riscos que a otite pode acarretar, diante de qualquer desconfiança de alguma infecção, leve seu bebê imediatamente ao médico para prevenir complicações mais sérias.

Na presença de algum dos sinais e sintomas, procure um médico imediatamente

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.