Prateleiras na decoração: dicas, ideias

Uma das melhores maneiras de deixar casa organizada é investindo na compra de prateleiras. Estas peças, muitas vezes, são capazes de substituir os móveis…

Prateleiras modernas e com design diferenciado.

Uma das melhores maneiras de deixar casa organizada é investindo na compra de prateleiras. Estas peças, muitas vezes, são capazes de substituir os móveis e aproveitar o espaço vertical de um ambiente.
Quando fixadas nas paredes, servem de suporte para arrumar enfeites e objetos pessoais.

As prateleiras já se destacam como grandes integrantes da decoração e contribuem com a tarefa de deixar um espaço mais arrumado. Apesar de todas as peças apresentarem a mesma funcionalidade, elas costumam variar quanto ao formato, cor, material e tamanho. Daí surge a importância de conhecer as características de cada tipo de prateleira para acertar na escolha.

Incapazes de decorar os ambientes de forma isolada, as prateleiras precisam estar contextualizadas. Desta forma, é muito comum encontrar paredes com peças que seguem uma determinada sequência de acordo com tamanho, cor ou design. Para cumprir perfeitamente o seu papel de suporte, é fundamental que a prateleira seja firme, resistente e duradoura.

Principais tipos de prateleiras

Prateleira de madeira.

Sem dúvida as prateleiras são as queridinhas da decoração. Confira a seguir os modelos mais usados para compor os cômodos e até mesmo área de trabalho:

• Prateleira de madeira
Este artigo é tido como um dos mais convencionais quando se trata de prateleiras. Ele conta com a resistência da madeira maciça e explora ao máximo a atemporalidade do material. O Quarto, o home-office e sala são os principais ambientes decorados as prateleiras, mas o uso das peças confeccionadas com madeira não é recomendado para áreas com muita umidade.

As peças que apresentam design simples são mais fáceis de combinar aos outros elementos e também de fazer a instalação. No caso da madeira, nota-se a resistência e a capacidade para suportar livros, eletrônicos e outros tantos objetos.

Leia Também:  Picada de marimbondo: como tratar

• Prateleira de vidro
Trata-se de uma peça leve, agradável e que explora a transparência como principal acabamento. Por ser resistente a umidade, a prateleira de vidro aparece com frequência na decoração de banheiros. Ela normalmente exibe um design discreto e moderno, por isso é recomendada para ambientes claros e bem iluminados.

Prateleira de vidro.

• Prateleira Metálica
Fabricada com aço, a prateleira metálica é bastante resistente, charmosa e elegante. Ela também se destaca pelo fato de deixar os ambientes mais criativos.

Há modelos de prateleiras para todos os gostos e necessidades, sendo que as versões mais modernas garantem facilidade na hora de instalar. Com o uso das peças é possível a criar nichos estratégicos, que valorizam a proposta de decoração de cada ambiente, tornando-o mais bonito e organizado.

Um aspecto que sempre surpreende quando se trata de prateleiras é o design. Hoje, há uma variedade expressiva nas lojas que incluem modelos divertidos, coloridos e até com formatos geométricos inusitados.

Aproveite as dicas e transforme a decoração com prateleiras.

Top