Oscar Niemeyer: curiosidades

Oscar Niemeyer é considerado ‘o arquiteto do século’, sendo o mais influente da arquitetura moderna por ousa com o uso de materiais diferenciados em suas…

Por Élida Santos em 12/11/2012

Oscar Niemeyer é considerado ‘o arquiteto do século’, sendo o mais influente da arquitetura moderna por ousa com o uso de materiais diferenciados em suas criações, tendo como marca registrada as curvas. Entre as seus principais projetos estão prédios públicos de Brasília. Esse grande artista está internado no hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Seu estado de saúde inspira cuidados, mas está evoluindo em direção a melhora. Homem público, Niemeyer tem uma vida cercada de curiosidades, por isso, resolvemos listar algumas:

Confira também: Os melhores parques urbanos do Brasil

 

 

Oscar Niemeyer disse que continua fumando, bebendo vinho e fazendo sexo todos os dias (Foto: Divulgação)

Curiosidades Oscar Niemeyer: Política

Oscar Niemeyer sempre defendeu uma posição política clara, sendo comunista. Chegou a visitar a União Soviética, onde teve encontro com diversas lideres socialistas. Fidel Castro disse: “Niemeyer e eu somos os últimos comunistas do planeta”.

Declarações curiosas de Oscar Niemeyer

Em entrevista concedida a colunista Mônica Bérgamo, do jornal Folha de São Paulo, em junho de 2007 o arquiteto mostrou um traço marcante de sua personalidade: o bom-humor. “Cem é sacanagem, pô! Eu tenho 60”, afirmou Niemeyer.

Leia mais sobre: Plantas De Casas Contemporâneas

O artista de projetos arquitetônicos tem 104 anos e fará 105 no dia 15 de dezembro. Há quatro anos, em entrevista a revista IstoÉ, o arquiteto afirmou que comia de tudo, bebia vinho, fumava charutos e fazia sexo todos os dias. Em outra ocasião Oscar Niemeyer curiosamente disse uma frase pela qual ainda é lembrado: “A arquitetura não é importante. A vida que é”.

O arquiteto é um ícone do segmento (Foto: Divulgação)

Mais curiosidades envolvendo Oscar Niemeyer

– O arquiteto não gosta de andar de avião, por isso, costuma se locomover de ônibus;

– Você sabia que o Niemeyer já projetou uma linha de móveis? O arquiteto fez isso com a filha dele;

– Chico Buarque decidiu prestar vestibular para arquitetura inspirado em Niemeyer;

– O motorista de Oscar Niemeyer ganhou uma casa projetada para ele, que vivia em uma área da Zona Norte do Rio de Janeiro tomada por favelas. O arquiteto tem verdadeira obsessão por ajudar quem faz parte do seu circulo de amizade.

 

Leia mais sobre Oscar Niemeyer 

Morre o arquiteto Oscar Niemeyer

Principais obras do Oscar Niemeyer

Oscar Niemeyer: Biografia

Frases de Oscar Niemeyer

Top