Os principais erros na hora de prestar concurso

Para ser aprovado em um concurso público é necessário mais que passar horas diante dos livros. Segundo especialistas, quando o estudante não leva em…

Para ser aprovado em um concurso público é necessário mais que passar horas diante dos livros. Segundo especialistas, quando o estudante não leva em conta alguns aspectos fundamentais, conquistar um cargo em um órgão público pode ficar longe da sua realidade.  Veja os principais erros de quem presta concurso público e que geram reprovação:

Leia mais sobre: Prefeitura de São Paulo abre concurso público

Estude mais para ser aprovado nos concursos públicos (Foto: Divulgação)

Falta de leitura do edital do concurso

Quando o edital é publicado o concurseiro sabe os prazos para inscrição e previsões de datas da prova. Porém, são poucos os que leem na integra o documento. Quem não prestar atenção ao edital perde informações valiosas a respeito do programa das matérias, formas de teste e peso de cada matéria na prova, critério de correção da avaliação, data, horário, local e tempo dos testes, quantidade de vagas abertas, valor pago de salário e requisitos para a posse. Um passo em falso nesses aspectos pode significar sua eliminação no concurso.

Não entendimento sobre o modo como a banca avaliadora corrige os testes

Cada equipe de correção de provas de concursos avalia um aspecto. Conhecer o que é importante para a banca que vai analisar os testes é fundamental para ser aprovado, ainda mais se houverem testes físicos e entrevistas individuais, o que não é comum, mas pode estar explícito no edital. Ao entender o posicionamento diante de alguns temas fica mais fácil estudar para as provas do concurso público.

Saiba mais sobre: 10 dicas para estudar para concurso público

Dose o estudo para não diminuir chances em concurso (Foto: Divulgação)

Falta de planejamento no processo de estudo

Quem não estabelece uma rotina de estudo diminui muito suas chances de ser aprovado em um concurso público. Grande parte das pessoas que realizam os testes acaba desperdiçando a oportunidade de aprovação por simplesmente não estudar. E existe um grupo que estuda sem disciplina, o que não vale nada. Também não pode exagerar e passar 24 horas do dia sobre os livros. O equilíbrio é o caminho para a aprovação.

Leia Também:  Prefeitura de São Paulo Abre Concurso para Professores

Para turbinar seus estudos é necessário fazer simulados com disciplinas questões similares com as que vão ser cobradas no teste do concurso. Além disso, respeite as pausas entre os horários de leitura e atividades para não gerar esgotamento e não se prive do lazer. Saia aos finais de semana com os amigos, mas não se esqueça de reservar pelo menos 1 hora do dia para o estudo. Quem se fecha em um universo paralelo para focar na aprovação em uma avaliação como essa está cometendo um erro. Tudo deve ser dosado para que o resultado final seja satisfatório.

Top