10 dicas para estudar para concurso público

O concurso público representa uma ótima oportunidade para conquistar sucesso profissional, afinal, ele garante estabilidade e também paga bons salários na maioria dos cargos.…

O concurso público representa uma ótima oportunidade para conquistar sucesso profissional, afinal, ele garante estabilidade e também paga bons salários na maioria dos cargos. Entretanto, com as vagas limitadas para servidores, as provas de alguns concursos brasileiros se tornam extremamente concorridas.

Para se dar bem no concurso, é necessário planejar os estudos. (Foto:Divulgação)

Em busca do sucesso através do concurso público

Passar em um bom concurso público se transforma em uma verdadeira idealização para muitas pessoas. Porém, é necessário superar as dificuldades e encontrar tempo para se dedicar realmente aos estudos. O tempo que se estende desde a publicação do edital até a data da prova deve ser muito bem aproveitado.

Além de se dedicar aos estudos, o candidato também precisa cuidar da saúde do corpo e da mente. Ele deve adotar uma alimentação saudável e leve, rica em frutas, legumes e verduras. Também deve reservar alguns momentos para relaxar a mente, pois o excesso de tensão também atrapalha o rendimento na hora de prestar o concurso público.

Não basta apenas o candidato conhecer todo o conteúdo que será cobrado na prova, ele também precisa contar com motivação para conseguir segurar a barra nos momentos difíceis e não desistir do seu sonho. Acreditar em Deus, buscar um futuro melhor para a família, obter realização financeira e segurança no emprego são alguns motivos que ajudam o candidato.

Saiba mais: Como estudar leis para concurso público: dicas

Para fazer uma boa prova é muito importante estar motivado. (Foto:Divulgação)

Dicas para estudar para o concurso público

Veja a seguir algumas orientações para melhorar o rendimento dos estudos e ter sucesso no concurso público.

1. Elabore um plano de estudo
Para dar conta de todo o conteúdo que será cobrado no concurso, é necessário elaborar um planejamento. O plano de estudo vai determinar principalmente o tempo em que o candidato vai se debruçar sobre os livros e provas anteriores. Outro objetivo do plano consiste em estabelecer uma meta, que deverá ser alcançada.

Leia Também:  Inscrições Processo Seletivo no Ceitec 2010

2. Aumente e reduza o ritmo dos estudos
O quadro de horários funciona como um guia, que estimulará o candidato pelo fato da meta ser finita. O comprometimento é essencial, mas também vale a pena aproveitar ao máximo o período que a produtividade está a todo vapor. Se o estudante não consegue render, deve reduzir o tempo de estudos até ter condições de aumentar novamente. Se for necessário, o plano de estudo pode ser alterado.

3. Vença a preguiça e o cansaço
Reúna todas as forças possíveis para manter a concentração e a disciplina na hora dos estudos. Neste ponto a motivação será decisiva para superar os bloqueios e deixar a inércia.

4. Mantenha o interesse
A distração é algo que compromete o rendimento nos estudos, por isso o candidato deve procurar concentrar o máximo de interesse nas matérias. Ao estudar, vale à pena dedicar mais tempo às disciplinas difíceis e realizar um aprendizado dinâmico. Para melhorar a fixação o conteúdo na mente, é recomendado resolver exercícios após a leitura.

Para realizar as revisões, faça fichas-resumo. (Foto:Divulgação)

5. Invista na memória
Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos estudantes na hora de estudar é armazenar tantas informações. Para superar o problema é necessário absorver a teoria, realizar exercícios e elaborar fichas-resumo.

6. Monte um material para revisão
Se o candidato já sabe a matéria, ele precisa de um material sucinto que permita ‘refrescar a memória’ na revisão. As fichas-resumo cumprem com este papel, mas as informações devem ser dispostas de forma organizada e com cores diferentes.

7. Aprofunde os estudos
Além de fazer a leitura das apostilas, resolver exercícios e montar fichas-resumo, também é importante fazer as provas anteriores do concurso em questão. A partir disso, o candidato faz um aprofundamento e conhece melhor a estrutura do processo seletivo. A partir dos erros, é possível realizar as revisões com mais sucesso.

Leia Também:  Os maiores erros de quem estuda para concursos

8. Organize as matérias para estudar
O estudo deve ser iniciado pelo grupo de disciplinas básicas. Depois, outras matérias podem ser incluídas no plano, gradualmente, sem abandonar as primeiras. Esta atitude garante a manutenção do conhecimento adquirido.

9. Contenha a ansiedade e o nervosismo
Na medida em que a data do concurso se aproxima, é normal ficar nervoso, mas é importante não perder o foco e continuar estudando.

10. Identifique os pontos fracos e corrija-os.
Novas metas precisam ser traçadas a cada mês, com base na observação dos dias anteriores. As dificuldades devem ser identificadas e trabalhadas neste período.

Veja também: Plano de estudo para concurso público, passo a passo

Top