Os países mais corruptos do mundo Os países mais corruptos do mundo

Os países mais corruptos do mundo

A corrupção normalmente se manifesta quando se oferece algo em troca de uma vantagem. Este tipo de estratégia está presente em vários âmbitos, inclusive…

Por Isabella Moretti em 26/09/2013

A corrupção normalmente se manifesta quando se oferece algo em troca de uma vantagem. Este tipo de estratégia está presente em vários âmbitos, inclusive no meio empresarial e no governo.

Além da pobreza, a Somália também sofre com a corrupção. (Foto:Divulgação)

Existem vários exemplos capazes de ilustrar a prática da corrupção, como a existência de um caixa dois na empresa, a aceitação de suborno e o favorecimento político em troca de um cargo público.

Análise da corrupção no mundo

Em 2011, a ONG Transparência Internacional elaborou um ranking mostrando quais são os países mais corruptos do mundo. A pesquisa procurou combinar os dados das pesquisas e avaliações de corrupção coletados em 183 países.

Além de descobrir os países que mais sofrem com corrupção, o estudo também constatou quais as nações apresentam menor percepção de corrupção. Nesta categoria, as primeiras posições foram ocupadas por Dinamarca, Finlândia e Nova Zelândia.

O índice da ONG Transparência Internacional é capaz de mostrar a percepção de grau de corrupção de cada país, que vai de 0 (considerado o mais corrupto) a 10 (menos corrupto).

A Coréia do Norte está entre os países mais corruptos. (Foto:Divulgação)

A Venezuela se destaca no ranking como o país mais corrupto da América Latina. O mesmo relatório, por sua vez, diz que o país com menor grau de corrupção é o Chile.

A corrupção no Brasil

O Brasil ocupa a 73ª posição no ranking dos países corruptos, com 3,8. O levantamento da ONG Transparência Internacional mostrou que a corrupção no setor público vem melhorando aos poucos a cada ano, mas o problema ainda é endêmico.

O Brasil apresentou uma ligeira melhora em relação ao cenário corrupto. Os especialistas acreditam que isto é consequência nas mudanças nas leis e castigos que estão sendo estudados para aplicar nas pessoas que praticam a corrupção.

Em junho de 2013, o Senado aprovou um projeto de lei que propõe transformar a corrupção em um crime hediondo.

O Brasil ocupa a 73ª posição no ranking dos países corruptos. (Foto:Divulgação)

Ranking dos países mais corruptos do mundo

Confira a seguir quais são os países mais corruptos do mundo:

1º lugar: Somália, com índice 1 na pesquisa.

2º lugar: Coréia do Norte, com índice 1 na pesquisa.

3º lugar: Mianmar, com índice 1,5 na pesquisa.

4º lugar: Afeganistão, com índice 1,5 na pesquisa.

5º lugar: Uzbequistão, com índice de 1,6 na pesquisa.

6º lugar: Turcomenistão, com índice de 1,6 na pesquisa.

7º lugar: Sudão, com índice de 1,6 na pesquisa.

8º lugar: Iraque, com índice de 1,8 na pesquisa.

9º lugar: Haiti, com índice de 1,8 na pesquisa.

10º lugar: Venezuela, com índice de 1,9 na pesquisa.

Top