Os melhores museus do Brasil 2013

PUBLICIDADE

Museus são sinônimos de cultura e exposição de obras. Cada local com essas características pode agradar um determinado público, e com isso, ter notoriedade. Para quem ainda tem uma visão errada e até “preconceituosa”, que taxa museus como locais de coisas velhas, é bom começar a visitar mais lugares com esse perfil cultural. Abaixo listamos os melhores museus do Brasil, sendo que muitos são tecnológicos e atuais.

Leia mais sobre: Melhores Museus do Brasil

Museu Catavento (Foto: Divulgação)

Catavento: museu que já foi prefeitura

O prédio que abrigada o Catavento, denominada Palácio das Indústrias, já abrigou a prefeitura do estado de São Paulo. O museu é divido em quatro partes: Vida, Universo, Engenho e Sociedade, e faz uso de equipamentos modernos para falar conceitos de física, biologia e astronomia de um jeito divertido. O local se destaca dos demais por divertir adultos e crianças, sem multimídia e ensinar conteúdos que tradicionalmente são tidos como complexos de modo bem simplificado. Para saber mais sobre museu que está entre os melhores do Brasil, e recebe visitação a semana toda, acesse o site  www.cataventocultural.org.br.

PUBLICIDADE
Museu da Língua Portuguesa (Foto: Divulgação)

Museu da Língua Portuguesa

A Língua Portuguesa não é a matéria mais amada pelos estudantes, mas é fascinante quando se conhece bem as suas peculiaridades e obras. O Museu da Língua Portuguesa, localizado na cidade de São Paulo, utiliza recursos audiovisuais para mostrar a importância do português brasileiro. Na Praça da Língua, alguns textos bonitos em nosso idioma são projetados nas paredes e recitados nas caixas de som. As mostras temporárias focam ícones da literatura luso-brasileira. O local agrada pela leveza com que as obras são apresentadas e se faz presente entre os melhores do Brasil. Acesse o site www.museulinguaportuguesa.org.br e saiba mais sobre esse espaço.

Veja também: Os melhores museus do mundo: fotos

O Masp está entre os melhores locais para se conhecer em São Paulo (Foto: Divulgação)

Museu de Arte de São Paulo (Masp)

O Museu de Arte de São Paulo possui o mais importante acervo artístico da América Latina, com cerca de 8 mil peças. A coleção é exposta em partes, de forma rotativa, de acordo com temáticas pré-definidas pelos responsáveis. O Masp não é só um dos museus mais importantes do Brasil, como é um destaque no mundo e reúne obras de pintores como Van Gogh, Rembrandt, Monet, Renoir e Picasso. Há ainda 73 esculturas de Degas e bronzes de Rodin. Acesse o site www.masp.art.br para saber mais.

Confira abaixo uma lista com outros museus brasileiros importantes:

– Museu de Ciência e Tecnologia (PUC-RS)

Site: www.pucrs.br/mct

PUBLICIDADE

– Museu do Futebol (Pacaembu, São Paulo)

Site: www.museudofutebol.org.br

– Museu Imperial (Rio de Janeiro)

Site: www.museuimperial.gov.br

– Instituto Inhotim (Minas Gerais)

Site: www.inhotim.org.br

– Pinacoteca do Estado de São Paulo

Site: www.pinacoteca.org.br

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.