Curiosidades sobre cobras

A cobra é um animal que desperta medo na maioria das pessoas. Não poderia ser diferente, já que algumas espécies são extremamente perigosas e…

Por Paulo Lima em 04/01/2013

A cobra é um animal que desperta medo na maioria das pessoas. Não poderia ser diferente, já que algumas espécies são extremamente perigosas e um risco para a vida humana e de outros animais.

Algumas características curiosas fazem com que algumas espécies de cobras sejam extremamente perigosas. (Foto: Divulgação).

Seu alto grau de periculosidade vem justamente do fato de algumas rastejantes apresentarem habilidades e características que as tornam extremamente ofensivas. As serpentes, por exemplo, apesar de não terem orelha, possuem uma visão bastante desenvolvida. Já suas presas estão entre os mais avançados sistemas de armas biológicas da natureza.

Saiba que as curiosidades sobre cobras não param por aí. Abaixo, você pode conferir outras informações sobre o universo das cobras e aprofundar os seus conhecimentos a respeito.

Conheça as cobras e serpentes mais exóticas do mundo.

Curiosidades sobre cobras

Em geral, as cobras possuem visão extremamente desenvolvida e presas que estão entre os mais avançados sistemas de defesa biológica da natureza. (Foto: Divulgação).

1. Uma pesquisa realizada em 2009 revelou que muitas mães cascavéis têm o hábito de comer alguns de seus filhotes não sobreviventes. De acordo com o estudo, elas chegam a comer até 11% de seus ovos e filhotes mortos. O “canibalismo pós-parto” permite a mãe cascavel recuperar parte da energia perdida durante o parto, sem a necessidade de caçar, atividade que exige tempo e esforço.

2. Engana-se quem pensa que as serpentes comem apenas aves e mamíferos. A King Snake (gênero Lampropeltis), por exemplo, também come outras cobras, inclusive maiores do que ela. Para fazer sua refeição, a King desliza suas mandíbulas sobre a presa e depois comprime sua coluna vertebral, fazendo com que a cobra desça “goela abaixo”.

3. Se você estiver andando por uma região que conte com a presença de cobras do gênero Chrysopelea, além de tomar cuidado por onde anda, você também precisa manter sua atenção voltada para cima. Isso porque cobras dessa espécie são capazes de plainar por até 15 metros. O “voo” geralmente acontece quando elas querem passar de uma árvore para outra sem precisar descer.

Saiba quais sãos as cobras mais venenosas do mundo.

Além de rastejar, cobras do gênero Chrysopelea também podem plainar por até 15 metros. (Foto: Divulgação).

4. Quando atacam, algumas serpentes miram nos olhos da presa. Este fenômeno foi confirmado pelos cientistas, numa pesquisa realizada em 2005. Já num estudo feito em 2009, eles descobriram que o veneno não é lançado num fluxo, mas num borrifo cujo padrão geométrico é bastante adequado para atingir os olhos.

5. Quem está em guerra com a balança deve sentir inveja de algumas cobras, que são capazes de ficar meses sem comer. Para isso, elas reduzem sua taxa de metabolismo (algumas espécies reduzem em ate 72%) e ainda levam mais tempo para queimar suas reservas de gordura.

Top