Origem e História do Panetone

A origem e história do panetone são cercadas de mistérios. Não há evidências e nem provas de como surgiu o pão doce recheado com…

A origem e história do panetone são cercadas de mistérios. Não há evidências e nem provas de como surgiu o pão doce recheado com frutas secas, mas várias lendas foram contadas de boca-a-boca ao longo dos séculos.

O panetone é um alimento tradicional do natal. Trata-se de um pão doce, com massa bem macia e fragrância de baunilha. Ele pode ser recheado com frutas secas, uvas passas, cidra, figo, damasco, entre outras delícias. O pão ganhou outras versões ao longo do tempo, como é o caso do chocotone e do sorvetone.

Como surgiu o panetone? Quem criou a receita? Quais são as lendas mais populares? – Estas são apenas algumas das curiosidades sobre o panetone.

Saiba mais: Como fazer panetone caseiro

Origem e História do Panetone

A origem do panetone, segundo a teoria mais conhecida, está na cidade de Milão, mais precisamente durante a Idade Média.  A iguaria natalina foi criada por um padeiro chamado Tony, com o objetivo de impressionar o pai da moça que ele gostava. As pessoas começaram a comprar o “pão de Tony”, termo do qual originou o nome “panetone”.

Origem e História do Panetone

Diz a lenda que o inventor do panetone se chamava Tony. Será? (Foto: Divulgação)

Alguns estudiosos acreditam que a história do panetone não tem nenhum sentido. Não há evidências históricas que provem a existência de um padeiro chamado Tony. Na verdade, os pesquisadores acham pouco provável que alguém fosse chamado por um apelido desses na época medieval.

De acordo com pesquisadores da língua portuguesa, o apelido Tony surgiu apenas após a Segunda Guerra Mundial, como a abreviação do nome inglês Anthony. Desta forma, é pouco provável que um jovem chamado Tony tenha criado a receita do panetone.

A história do panetone tem outras versões. Algumas pessoas acreditam na lenda de que a corte de Ludovico, o Mouro, criou a iguaria na véspera do natal, por volta de 1494-1500. Em uma das festas, a iguaria acabou queimando e um cozinheiro chamado Tony precisou improvisar: ele juntou as sobras de ingredientes da sobremesa original, preparou o pão e serviu durante o banquete. Ludovico ficou encantado com o sabor da iguaria e resolveu chama-la de “Pani de Toni”.

Não se sabe exatamente como surgiu o panetone, mas é certo que ele foi inventado no século XV, no norte da Itália. Ele sempre foi intimamente associado à gastronomia da cidade de Milão.

Receita de panetone

O preparo de um panetone requer um processo de fermentação da massa, pois somente assim ela fica com a consistência macia e saborosa. Assista ao vídeo a seguir e aprenda a preparar a receita na sua casa:

A origem e história do Panetone são incertas, mas o sabor da iguaria natalina continua incomparável.

Top