quinta-feira, 6 de outubro de 2022 - 06/10/2022 16:54:34
MundodasTribos

A Certidão de Casamento Civil é um documento muito importante para quem é casado e por esse motivo é fundamental que seja bem conservado. Algumas técnicas e comportamentos podem ajudar bastante nesse contexto, como você pode conferir neste artigo. 

Mas atenção, esse tipo de documentação não pode ser plastificado. Continue a leitura e descubra o porquê disso e o que fazer para armazenar a Certidão de Casamento Civil da maneira correta.

O que este artigo aborda:

Como guardar a Certidão de Casamento Civil para boa conservação?

A versão física da Certidão de Casamento Civil é um documento convencional, isto é, é feito em papel. Por esse motivo, ele é suscetível a se deteriorar pela ação do tempo e também por causa de agentes externos (como poeira e umidade).

Como guardar a Certidão de Casamento Civil para boa conservação

Fonte/Reprodução: original

Para não passar por esse problema, preste atenção a todas as dicas descritas nos próximos parágrafos.

Porta documentos plásticos

Um porta documentos de plástico é útil não apenas para a Certidão de Casamento Civil, mas para vários outros papéis importantes. Essa medida é extremamente simples, mas muito eficaz para evitar o desgaste dos documentos, pois eles não são expostos ao ambiente com frequência.

Local longe de umidade

Quem tem papéis em casa sabe como a umidade pode representar um problema sério que contribui para a deterioração deles por meio do mofo. Por isso, é importante manter os documentos em locais secos e arejados sempre.

Não dobre ou amasse

Essa orientação muitas vezes não é seguida pelas pessoas, mas pode ajudar bastante na conservação da Certidão de Casamento Civil. Dobrar ou amassar o papel pode causar o desgaste prematuro dele, pois pode gerar rasuras e rasgões. Dessa forma, o ideal é sempre guardar o papel sem dobrá-lo.

Guarde em uma pasta

Isso parece óbvio, mas mesmo assim é interessante enfatizar aqui: use pastas para armazenar a Certidão de Casamento Civil e outros documentos. Uma dica extra é usar saquinhos plásticos ou dividir as pastas por tema, pois assim é mais fácil de achar a documentação quando for necessário.

Por que evitar levar a Certidão de Casamento Civil para qualquer lugar?

Andar com a Certidão de Casamento Civil no dia a dia não é uma boa ideia porque isso pode expor o documento excessivamente a agentes que contribuem para sua deterioração, como calor, umidade e poeira, além de existir maior risco dele ser rasgado, amassado, perdido e até furtado. 

Por que evitar levar a Certidão de Casamento Civil para qualquer lugar

Fonte/Reprodução: original

A recomendação, nesse contexto, é portar consigo apenas os documentos indispensáveis, como RG. Uma outra opção, é andar com uma cópia autenticada, como explica o tópico abaixo.

Cópia autenticada

Fazer uma cópia autenticada dos documentos é uma excelente saída para evitar carregar os originais o tempo todo. Muitas situações permitem que essas versões dos documentos sejam utilizadas, o que ajuda a diminuir o manuseio das originais.

A Certidão de Casamento Civil pode ser plastificada?

Tem uma lista bem vasta de documentos pessoais que não podem ser plastificados e a Certidão de Casamento Civil está entre eles. Essa determinação é estabelecida em algumas leis estaduais e federais e a única exceção é o Título de Eleitor. Por esse motivo, tomar cuidado com o manuseio e o armazenamento dos outros documentos é ainda mais importante.

Aproveite as dicas dadas no texto e cuide bem de toda sua documentação e de todos os outros documentos. Não esqueça que eles são fundamentais para a identificação do cidadão e também para conseguir obter direitos básicos.

O conteúdo "Como guardar a Certidão de Casamento Civil?" foi feito por redacao b e distribuído por MundodasTribos na categoria Documentos em . Conteúdo atualizado em .

1

Pode ser do seu interesse

Coleção Piccadilly Verão 2011

Coleção Piccadilly Verão 2011

Cachecol Masculino

Cachecol Masculino

Maquiagem para destacar lábios: dicas, cores

Maquiagem para destacar lábios: dicas, cores

SENAC AL Cursos Gratuitos 2011

SENAC AL Cursos Gratuitos 2011

Datas e Locais da Prova INSS 2016 | Concurso Público

Datas e Locais da Prova INSS 2016 | Concurso Público

Senac: Inscrições Cursos Técnicos 2015

Senac: Inscrições Cursos Técnicos 2015