Olho de Peixe: O que é, Quais os Tratamentos ?

A Verruga Plantar, mais conhecida popularmente por “Olho de peixe” é causada pelo vírus do papiloma humano HPV e deve ser tratada por um médico dermatologista e por um podólogo. O olho de peixe geralmente provoca dor ao caminhar e uma sensação de incômodo. Por ser de natureza infecciosa, as lesões da pele podem ser transmitidas para outras pessoas e até mesmo para outras partes do corpo.

Olho de Peixe O que é e quais São os Tratamentos 1

Olho de Peixe: O que é, Quais os Tratamentos ? (Foto: Reprodução)

Olho de Peixe: O que é, Quais os Tratamentos ?

O olho de peixe pode ser transmitido também através da relação sexual, e pode causar câncer de colo de útero na mulher que estiver infestada. Para quem não sabe, o olho de peixe é um vírus não muito comum e aparece nos pés e nas solas dos pés. São mais de 100 tipos de HPV e desses alguns podem causar as verrugas nos pés. A deformação aparece de acordo com cada sistema imunológico, variando de pessoa para pessoa. Além da transmissão pela relação sexual, você também pode contrair o vírus andando descalço em lugares humidos como bordas piscinas e saunas. O vírus penetra em rachaduras, cortes e arranhões.

Hoje em dia, está cada vez mais comum encontrar pessoas que sofrem com olho de peixe, ele causa muita sensibilidade e provoca dores fortes e desconforto na hora de caminhar.

Olho de Peixe O que é e quais São os Tratamentos

Ele causa dor e incômodo ao caminhar devido sua localização (Foto: Reprodução)

Tratamento para olho de peixe

Nem todas as verrugas que nascem nos pés são olho de peixe, é preciso procurar um médico para que ele faça o diagnóstico preciso. Só depois de confirmado o problema é que pode ser tratado. A melhor maneira de tratar é através de cauterização química da verruga.

Também existem existe medicamentos que podem ser usado, como é o caso do Duofilm Plantar que contém acido salicílico em sua fórmula. O tratamento é demorado e pode levar mais de mês para que a verruga caia. Como é tratada com acido é preciso proteger a pele sadia em volta da verruga, para que não ocorra lesão.

Para que o tratamento do olho de peixe seja feito de maneira correta, é importante procurar um profissional qualificado para o serviço que é o Podólogo. Em casos de cirurgia é indicado que seja feito o procedimento com um médico dermatologista. Muitas vezes, o olho de peixe pode ser confundido com outras doenças mais graves, por isso é importante o diagnóstico.

Trate a ferida de forma correta para que você tenha uma recuperação mais segura (Foto: Reprodução)

Trate a ferida de forma correta para que você tenha uma recuperação mais segura (Foto: Reprodução)

Tratamento Caseiro para Olho de Peixe

Para tratar olho de peixe em casa você deve começar pela remoção do excesso de pele. Para isso vai ser necessário deixar o pé de molho em água morna com pouco de sal grosso. Essa mistura amolece a pele e ajuda na limpeza do local. Com uma pedra pomes, passe no local da ferida para a remoção do excesso.

Algumas pessoas costumam retirar o excesso puxando a pele, essa atitude traz riscos à saúde podendo causar infecções ainda piores.

Depois do procedimento de remoção do excesso de pele passe hidratante nos pés e calce meias para manter o pé bem hidratado.

Ao dormir siga as instruções de seu médico utilizando o medicamento correto (pomada ou líquido) e coloque um Band-aid para isolar a ferida com o atrito do edredom.

Tratamento Médico para Olho de Peixe

As verrugas desaparecem mesmo sem tratamento porém, elas podem demorar até dois anos para isso. Se você sentir muita dor e incômodo poderá tratar da seguinte maneira:

Ácido Salicílico – Esse medicamento elimina camadas de verrugas, também estimula o sistema imunológico no combate da verruga. Aplique o medicamento todos os dias para que haja a remoção das camadas aos poucos.

Congelamento – Esse tratamento deve ser feito apenas com o médico responsável. O tratamento é feito através da aplicação de nitrogênio no local da verruga. Geralmente é aplicado anestesia antes da aplicação do nitrogênio pois após o contato com a verruga.

Pequena Cirurgia – Para esse procedimento a anestesia também é indicada. Com uma agulha elétrica, o medico remove a verruga.Essa maneira de eliminar as verrugas não é muito usado pelo fato de ficar marca de cicatriz no loca.

Tratamento a Laser – A aplicação do laser faz com que os pequenos vasos sanguíneos da verruga sejam cauterizados. O tecido da mesma morre e sua remoção fica fácil podendo até cair sozinha. Esse método também pode deixar cicatrizes.

Olho de Peixe O que é e quais São os Tratamentos 3

A cauterização é uma das formas mais usadas no tratamento do Olho de Peixe (Foto: Reprodução)

Como prevenir o olho de peixe

Para evitar que apareça olho de peixe nos pés é preciso tomar certas precauções como:

– Ao frequentar locais públicos como piscinas, banheiros públicos, academias, parques, evite andar descalço;

– Nunca use calçados de estranhos.

– Leve seus instrumentos para usar na manicure, se não tiver, verifique se os dela estão devidamente esterilizados.

– Os banhos coletivos também podem ser contaminados, por isso devem ser evitados principalmente descalços.

– Ter uma boa alimentação é indispensável para evitar olho de peixe, já que ele aparece devido a imunidade baixa.

– No caso de aparecer um calo, procure um médico para ter certeza se é olho de peixe. Mesmo que os medicamentos sejam vendidos sem receita médica, é importante fazer o diagnóstico preciso, para depois então, tratar. Nem sempre as verrugas são olho de peixe.

Olho de Peixe O que é e quais São os Tratamentos 2

A prevenção deve ser feita em todos os locais, principalmente onde há movimentação de muitas pessoas (Foto: Reprodução)

É preciso ter cuidados especiais com os pés, pois eles sustentam o peso do corpo durante todo o dia e boa parte da noite. É preciso usar calçados confortáveis e trocar as meias todos os dias, se possível trocar os calçados também. A higiene diária também ajuda a evitar o olho de peixe.

Pessoas que tiverem olho de peixe devem tratar e para que não contamine outras pessoas é preciso fazer a higiene diariamente, principalmente lavar bem as mãos após fazer curativo. Ficar mexendo com as mãos pode fazer com que o vírus se espalhe.

Conclui-se que doenças causadas por vírus são facilmente transmitidas, por isso é indispensável ter higiene, principalmente por parte de quem está infectado com ele. As imunidades do organismo podem ser alteradas quando a alimentação não é devidamente correta. Pessoas que fazem dietas malucas têm maior probabilidade de adquirirem olho de peixe, por causa da imunidade baixa.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

One Response - Add Comment

Reply