Olho de Peixe: O que é, Quais os Tratamentos ?

PUBLICIDADE

A Verruga Plantar, mais conhecida popularmente por “Olho de peixe” é causada pelo vírus do papiloma humano HPV e deve ser tratada por um médico dermatologista e por um podólogo. O olho de peixe geralmente provoca dor ao caminhar e uma sensação de incômodo. Por ser de natureza infecciosa, as lesões da pele podem ser transmitidas para outras pessoas e até mesmo para outras partes do corpo.

Olho de Peixe O que é e quais São os Tratamentos 1
Olho de Peixe: O que é, Quais os Tratamentos ? (Foto: Reprodução)

Olho de Peixe: O que é, Quais os Tratamentos ?

O olho de peixe pode ser transmitido também através da relação sexual, e pode causar câncer de colo de útero na mulher que estiver infestada. Para quem não sabe, o olho de peixe é um vírus não muito comum e aparece nos pés e nas solas dos pés. São mais de 100 tipos de HPV e desses alguns podem causar as verrugas nos pés. A deformação aparece de acordo com cada sistema imunológico, variando de pessoa para pessoa. Além da transmissão pela relação sexual, você também pode contrair o vírus andando descalço em lugares humidos como bordas piscinas e saunas. O vírus penetra em rachaduras, cortes e arranhões.

Hoje em dia, está cada vez mais comum encontrar pessoas que sofrem com olho de peixe, ele causa muita sensibilidade e provoca dores fortes e desconforto na hora de caminhar.

PUBLICIDADE
Olho de Peixe O que é e quais São os Tratamentos
Ele causa dor e incômodo ao caminhar devido sua localização (Foto: Reprodução)

Tratamento para olho de peixe

Nem todas as verrugas que nascem nos pés são olho de peixe, é preciso procurar um médico para que ele faça o diagnóstico preciso. Só depois de confirmado o problema é que pode ser tratado. A melhor maneira de tratar é através de cauterização química da verruga.

Também existem existe medicamentos que podem ser usado, como é o caso do Duofilm Plantar que contém acido salicílico em sua fórmula. O tratamento é demorado e pode levar mais de mês para que a verruga caia. Como é tratada com acido é preciso proteger a pele sadia em volta da verruga, para que não ocorra lesão.

Para que o tratamento do olho de peixe seja feito de maneira correta, é importante procurar um profissional qualificado para o serviço que é o Podólogo. Em casos de cirurgia é indicado que seja feito o procedimento com um médico dermatologista. Muitas vezes, o olho de peixe pode ser confundido com outras doenças mais graves, por isso é importante o diagnóstico.

Trate a ferida de forma correta para que você tenha uma recuperação mais segura (Foto: Reprodução)
Trate a ferida de forma correta para que você tenha uma recuperação mais segura (Foto: Reprodução)

Tratamento Caseiro para Olho de Peixe

Para tratar olho de peixe em casa você deve começar pela remoção do excesso de pele. Para isso vai ser necessário deixar o pé de molho em água morna com pouco de sal grosso. Essa mistura amolece a pele e ajuda na limpeza do local. Com uma pedra pomes, passe no local da ferida para a remoção do excesso.

Algumas pessoas costumam retirar o excesso puxando a pele, essa atitude traz riscos à saúde podendo causar infecções ainda piores.

Depois do procedimento de remoção do excesso de pele passe hidratante nos pés e calce meias para manter o pé bem hidratado.

PUBLICIDADE

Ao dormir siga as instruções de seu médico utilizando o medicamento correto (pomada ou líquido) e coloque um Band-aid para isolar a ferida com o atrito do edredom.

Tratamento Médico para Olho de Peixe

As verrugas desaparecem mesmo sem tratamento porém, elas podem demorar até dois anos para isso. Se você sentir muita dor e incômodo poderá tratar da seguinte maneira:

Ácido Salicílico – Esse medicamento elimina camadas de verrugas, também estimula o sistema imunológico no combate da verruga. Aplique o medicamento todos os dias para que haja a remoção das camadas aos poucos.

Congelamento – Esse tratamento deve ser feito apenas com o médico responsável. O tratamento é feito através da aplicação de nitrogênio no local da verruga. Geralmente é aplicado anestesia antes da aplicação do nitrogênio pois após o contato com a verruga.

Pequena Cirurgia – Para esse procedimento a anestesia também é indicada. Com uma agulha elétrica, o medico remove a verruga.Essa maneira de eliminar as verrugas não é muito usado pelo fato de ficar marca de cicatriz no loca.

Tratamento a Laser – A aplicação do laser faz com que os pequenos vasos sanguíneos da verruga sejam cauterizados. O tecido da mesma morre e sua remoção fica fácil podendo até cair sozinha. Esse método também pode deixar cicatrizes.

Olho de Peixe O que é e quais São os Tratamentos 3
A cauterização é uma das formas mais usadas no tratamento do Olho de Peixe (Foto: Reprodução)

Como prevenir o olho de peixe

Para evitar que apareça olho de peixe nos pés é preciso tomar certas precauções como:

– Ao frequentar locais públicos como piscinas, banheiros públicos, academias, parques, evite andar descalço;

– Nunca use calçados de estranhos.

– Leve seus instrumentos para usar na manicure, se não tiver, verifique se os dela estão devidamente esterilizados.

– Os banhos coletivos também podem ser contaminados, por isso devem ser evitados principalmente descalços.

– Ter uma boa alimentação é indispensável para evitar olho de peixe, já que ele aparece devido a imunidade baixa.

– No caso de aparecer um calo, procure um médico para ter certeza se é olho de peixe. Mesmo que os medicamentos sejam vendidos sem receita médica, é importante fazer o diagnóstico preciso, para depois então, tratar. Nem sempre as verrugas são olho de peixe.

Olho de Peixe O que é e quais São os Tratamentos 2
A prevenção deve ser feita em todos os locais, principalmente onde há movimentação de muitas pessoas (Foto: Reprodução)

É preciso ter cuidados especiais com os pés, pois eles sustentam o peso do corpo durante todo o dia e boa parte da noite. É preciso usar calçados confortáveis e trocar as meias todos os dias, se possível trocar os calçados também. A higiene diária também ajuda a evitar o olho de peixe.

Pessoas que tiverem olho de peixe devem tratar e para que não contamine outras pessoas é preciso fazer a higiene diariamente, principalmente lavar bem as mãos após fazer curativo. Ficar mexendo com as mãos pode fazer com que o vírus se espalhe.

Conclui-se que doenças causadas por vírus são facilmente transmitidas, por isso é indispensável ter higiene, principalmente por parte de quem está infectado com ele. As imunidades do organismo podem ser alteradas quando a alimentação não é devidamente correta. Pessoas que fazem dietas malucas têm maior probabilidade de adquirirem olho de peixe, por causa da imunidade baixa.

Leia também:

1 comentário

  • Meu vizinho é uma pessoa muito humilde e trabalhadora.Ele não se incomoda tanto com o olho de peixe.Talvez pelo fato de ele não estar ciente da gravidade de suas consequências.Acredito eu que com as informações que adquiri,com certeza ele vai procurar uma orientação médica.Desde já muito obrigado pelas informações.

    MAURO NEVES.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.