O trabalho à distância: prós e contras

Com o avanço da tecnologia muitas coisas mudaram inclusive a forma e o lugar onde as pessoas executam seu trabalho. Há algum tempo atrás…

Com o avanço da tecnologia muitas coisas mudaram inclusive a forma e o lugar onde as pessoas executam seu trabalho. Há algum tempo atrás não era possível ter vínculo com qualquer empresa e executar o trabalho em casa, tudo e qualquer tipo de serviço mesmo que fosse ligado somente a internet (logo no começo) a regra era a mesma para todos; trabalho apenas no espaço físico da empresa.

Hoje, grande parte dos profissionais que trabalham com a internet, principalmente, executam seus serviços em casa e possuem o mesmo reconhecimento e até ganham privilégios como não precisam enfrentar o trânsito do dia a dia. Porém, assim como há os prós também existem os contras que todo e qualquer tipo de trabalho a distância possui.  Saiba mais sobre essa questão aqui neste artigo!

O trabalho a distância: prós e contras (Foto: Divulgação)

Trabalhar e também ter lazer é o que toda pessoa deseja, principalmente quando há crianças pequenas em casa os pais não abrem mão de arcarem com as responsabilidades, mas também estarem por perto acompanhando cada desenvolvimento. Antes não era possível, mas ultimamente homens e mulheres possuem essa ‘liberdade’ em algumas empresas seguindo regras e cumprindo as tarefas assim como os demais funcionários fazem.

Prós do trabalho a distância (Foto: Divulgação)

Prós 

Para ambas as partes (funcionário e patrão) a lista de prós é bastante significativa como:

O funcionário fica menos estressado por ficar mais independente sem um chefe o dia todo vigiando seu trabalho;

Se ele (funcionário) trabalha em um lugar quieto, o que nem em toda empresa é possível, seu trabalho será melhor e, consequentemente, a produção será mais rápida;

O trânsito e todas as ‘barreiras’ até chegar ao trabalho será evitado;

Leia Também:  Como usar o LinkedIn em benefício da carreira

Se for organizado e determinar os horários para o trabalho diário, conseguirá aproveitar o lazer e até mesmo ter tempo para executar outras tarefas da vida pessoal, entre outros benefícios.

Para o patrão, com o funcionário produzindo com qualidade e rapidez o lucro para a empresa será bastante significativo, além de não ter que se preocupar com o espaço físico e ser mais difícil ocorrer confrito entre ambos. Os patrões geralmente adquirem grande confiança em seus funcionários quando o trabalho a distância dá certo.

Contras do trabalho a distância (Foto: Divulgação)

Contras

Se não for organizado o funcionário pode perder o controle da produção acumulando trabalho e o patrão, consequentemente, estará perdendo o lucro imediato. Talvez, essa seja a maior preocupação dos patrões na hora de adotar o trabalho a distância, mas vale lembrar que é ótimo negócio arriscar esse método que em muitas empresas já vem dando bons resultados.

Top