O marco de Chico Anysio no humor

PUBLICIDADE
Morre aos 80 anos Chico Anysio (Foto: Divulgação)

Internado desde dezembro de 2011, Chico Anysio faleceu nessa sexta-feira, 23 de março, depois de complicações em seu quadro de saúde. O comediante, que completaria 81 anos no dia 12 de abril, estava internado no Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio. O artista indiscutivelmente deixará saudades, não como comediante, mas principalmente como pai, avô e amigo. O ator deixar oito filhos.

Para homenagear o interprete de 200 personagens, desenvolvidos em seus 65 anos de carreira, separamos alguns fatos marcantes da carreira desse artista inesquecível.

 

PUBLICIDADE
Professor Raimundo (Foto: Divulgação)

O primeiro grande personagem

Em 1957, na TV Rio, Chico Anysio deixa o mundo do rádio, onde já era conhecido por fazer humor e faz a sua primeira aparição no programa “Aí vem dona Isaura”. O “tio” protagonista, retirante do nordeste, logo se tornaria um dos personagens mais conhecidos do ator. Quem nunca escutou a frase: “ E o salário…”. O Professor Raimundo foi um dos personagens mais conhecidos e populares do humorista. O profissional da área da educação dizia as frases rotineiramente, indicando que o trabalho era muito, mas o salário pouco.

Chico Anysio no Zorra Total (Foto: Divulgação)

Humor na TV

Na década de 60 o ator ganharia o seu primeiro programa de humor da TV. O “Chico Anysio Show” foi ao ar pela TV Rio, depois pela Excelsior e em 1982 voltou a ser exibido pela Rede Globo, casa em que o artista trabalhou desde 1969. Foi nessa última emissora que se consagrou, com o programa de humor de maior sucesso, local em que desenvolveu os seus personagens mais ricos.

Entre os destaques que protagonizou na Rede Globo estão: “Chico city” (1973-1980), “Chico total” (1981 e 1996), “Chico Anysio show” (1982-1990) e “Escolinha do professor Raimundo”. Foram dessa produções que nasceram os personagens que fazem parte da televisão brasileira, como Alberto Roberto, o coronel Pantaleão,  o pai-de-santo Véio Zuza, o pão-duro Gastão Franco, o velhinho ranzinza Popó, o alcoólatra Tavares e sua mulher Biscoito (Zezé Macedo) e o revoltado Jovem.

Escolinha do Professor Raimundo (Foto: Divulgação)

Escolinha do Professor Raimundo

O programa foi uma escola do humor, por onde passaram várias personalidades que fazem sucesso até os dias de hoje. Desde a década de 1980, a “Escolinha do Professor Raimundo”, fazia parte da programação da Rede Globo, mas sempre como um quadro de outros programas, somente em 1990 tornou-se um quadro independente. No ar até 2002, o programa humorístico lançou uma geração de comediantes. Entre os “alunos” ilustres estavam Claudia Rodrigues, Tom Cavalcante e Claudia Gimenez.

Leia Mais Sobre Chico Anysio

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.