Novos cursos programa Aprendiz Legal

Novos cursos programa Aprendiz Legal

A melhor forma de conhecer as atribuições de uma profissão é apostando na Aprendizagem. Esta modalidade de ensino apresenta os conhecimentos básicos de um…

Por Isabella Moretti em 12/01/2016

A melhor forma de conhecer as atribuições de uma profissão é apostando na Aprendizagem. Esta modalidade de ensino apresenta os conhecimentos básicos de um determinado cargo e ensina a realizar as principais tarefas. Com os novos cursos programa Aprendiz Legal milhares de jovens poderão ingressar no mercado de trabalho.

Novos cursos programa Aprendiz Legal (Foto: Divulgação)

Novos cursos programa Aprendiz Legal (Foto: Divulgação)

Novos cursos programa Aprendiz Legal

A Lei da Aprendizagem determina que as empresas de médio e grande porte devem contratar no mínimo 5% de aprendizes, considerando o total do quadro de funcionários. Esta porcentagem também não pode ultrapassar 15%. Ao trabalhar em uma empresa, o jovem aprendiz tem direito a salário, férias, vale-transporte e FGTS. O seu período de contratação pode durar até 24 meses. Para melhorar o desempenho dos jovens, o programa oferece novos cursos programa Aprendiz Legal e aposta na capacitação. Os cursos oferecidos são: Auxiliar de Alimentação, Auxiliar de Produção Industrial, Comércio e Varejo, Conservação, Limpeza e Sustentabilidade, Cooperativismo, Logística, Gestão Pública, Práticas Bancárias, Ocupações Administrativas, Turismo e Teles serviços.

Leia mais informações aqui: Aprendiz legal CIEE 2015-2016

Inscrições nos novos cursos Aprendiz Legal (Foto: Exame/Abril)

Inscrições nos novos cursos Aprendiz Legal (Foto: Exame/Abril)

Aprendiz Legal oferece novos cursos

O Programa Aprendiz Legal, que é uma realização do CIEE, resolveu ampliar a oferta de modalidades de formação. A iniciativa lançou mais dois cursos: Telemática e Turismo e hospedagem.

– O curso gratuito de Telemática tem como objetivo qualificar profissionais para atuar em operações de computador, help desk, telemarketing e assistente de vendas de informática e celulares.

– O curso de “Turismo e Hospedagem” também é um dos lançamentos do programa Aprendiz Legal. Ele tem como objetivo capacitar jovens para atuar nas funções de garçom, recepcionista, organizador de eventos, guia turístico, entre outras. O CIEE já oferece capacitação para a área de turismo, mas o novo curso promete ser mais completo.

Leia aqui também: Aprendiz Legal 2016: cadastro

O programa oferece inúmeras oportunidades (Foto: Exame/Abril)

O programa oferece inúmeras oportunidades (Foto: Exame/Abril)

Sobre o Aprendiz Legal

O Aprendiz Legal tem como objetivo preparar os jovens para o mercado de trabalho. O programa valoriza a Lei do Aprendiz e investe em meios de ensinar uma profissão. O programa Aprendiz Legal é dividido em dois módulos: básico (comum em todas as formações) e específico (voltado para a área de atuação do jovem na empresa). A iniciativa foi implementada pelo Centro de Integração Escola e Empresa (CIEE), além do que recebe apoio da Fundação Roberto Marinho.

Vários jovens se inscrevem no programa (Foto: Exame/Abril)

Vários jovens se inscrevem no programa (Foto: Exame/Abril)

Requisitos para participar do programa Aprendiz Legal

Para participar do programa Aprendiz Legal, é necessário ter idade entre 14 e 24 anos, estar cursando o Ensino Fundamental ou Médio, ser oriundo de escola pública e, preferencialmente, apresentar baixa renda familiar.

Top