Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) – Como Fazer Inscrição

Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) – Como Fazer Inscrição

Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) – Como Fazer Inscrição

bety 14/06/2021 Notícias

Antigamente, a principal forma de ingressar em uma universidade era através do vestibular tradicional que consistia na aplicação de uma prova nos candidatos. Diversos candidatos eram selecionados dessa maneira e a prova geralmente era dividida entre uma parte de redação e outra de questões de múltipla escolha.

enem

Depois, surgiu o ENEM, inicialmente utilizado para ajudar estudantes a terminarem o ensino médio. Com a popularidade do exame, ele também começou a ser utilizado como uma forma de entrada na faculdade, substituindo o vestibular tradicional. A seguir, veja mais detalhes e como fazer a inscrição no exame.

O que é o ENEM?

O Enem é o Exame Nacional do Ensino Médio que têm a função de auxiliar jovens brasileiros a ingressarem na faculdade pública ou privada. É uma prova que engloba questões de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Língua Portuguesa e Matemática, além de uma redação.

A prova é realizada anualmente geralmente no mês de outubro e novembro, enquanto que a inscrição acontece no mês de maio. Há taxa de inscrição para participar, mas é possível conseguir a isenção se você atender a alguns requisitos.

Quem pode participar do ENEM?

Para participar do ENEM é necessário atender alguns requisitos importantíssimos. De modo geral, podem participar do exame estudantes que estejam no último ano do ensino médio e que desejam ingressar na faculdade no próximo ano. Quem está nos primeiros anos do ensino médio também pode participar, mas a nota não será válida para ingressar na faculdade.

Sendo assim, o ENEM é um exame para todos os brasileiros que tenham interesse em entrar para a faculdade. Mesmo que você já tenha terminado o ensino médio há alguns anos, ainda pode participar. Durante alguns anos, o exame também foi usado para conclusão do ensino médio, mas por enquanto isso não é mais possível.

Como fazer inscrição no ENEM

As inscrições para o ENEM são online e acontecem todos os anos no mês de maio, no site do exame disponibilizado pelo INEP. Elas duram por mais ou menos uma semana e nesse período é necessário também fazer o pagamento da taxa de inscrição, para os não isentos.

Para fazer a inscrição é necessário preencher um formulário com todos os seus dados pessoais e de escolaridade. Informe a sua escolha de Língua Inglesa ou Língua Espanhola e se possui ou não alguma necessidade especial. Caso necessite da isenção, informe essa opção. Em poucos dias você poderá conferir se o seu pedido foi aceito ou não. Se não for aceito, você terá que pagar a taxa de inscrição até o último dia para garantir a sua participação.

Com a inscrição concluída, você só precisará acessar novamente o portal cerca de um mês antes da prova, para imprimir o seu cartão de confirmação e conferir o seu local de prova. Leve o cartão de confirmação e os seus documentos no dia da prova, acompanhado de uma caneta preta esferográfica. A prova acontece em dois domingos consecutivos no mês de novembro.

Outros artigos

Corte undercut feminino e masculino

09/04/2012

Corte undercut feminino e masculino

[caption id="attachment_421366" align="aligncenter" width="550" caption="Corte undercut feminino"][/caption] Atualmente o corte undercut se tornou uma das maiores...

HIV: Sintomas, tratamento

28/11/2012

HIV: Sintomas, tratamento

[caption id="attachment_544977" align="aligncenter" width="337" caption="O vírus da imunodeficiência Humana (HIV) é o agente causador da AIDS. (Foto: divulgação)"][/...

Brincadeiras para Chá de Cozinha

23/04/2010

Brincadeiras para Chá de Cozinha

O Chá de Cozinha é um evento realizado para as mulheres que irão se casar e é organizado pelas amigas da noiva. No Chá de Cozinha, evento reservado apenas para u...