Nota fiscal Paulista: entenda como fazer o resgate de créditos

Felipo Bellini 13/10/2021 Notícias

Sobretudo, no dia 17 de outubro de 2021 o consumidor que possuir qualquer valor disponível para ser resgatado na Nota Fiscal Paulista, e deixar de realizar o resgate em 12 meses, terá os valores cancelados automaticamente.

Nota fiscal Paulista entenda como fazer o resgate de créditos

Fonte/Reprodução: original

Então, os créditos ficam ativos durante o prazo de um ano e poderão ser usados a qualquer hora, além de contar com o valor mínimo de transferência de R$ 0,99. Perceba que essa mudança teve sua oficialização na Lei 17.293, no dia 16 de outubro de 2020, criado por João Doria, atual governador do estado de São Paulo.

Quem pode fazer o resgate de créditos na nota fiscal Paulista?

Primeiramente, pessoas cadastradas na Nota Fiscal Paulista poderão resgatar os valores. Este programa teve sua criação no ano de 2007 para estimular os consumidores a exigirem o documento fiscal no ato da compra. A partir disso, seria necessário aguardar o saldo que se acumulou ao longo dos anos para poder resgatá-lo.

Será preciso se atentar a algumas questões que são importantes especificamente para aquelas pessoas que ao comprarem algum produto, não deixam de informar o CPF aos operadores de caixa.

Como fazer o resgate de créditos na nota fiscal Paulista?

A dúvida que surge com o passar do tempo é: como resgatar os créditos da Nota Fiscal Paulista? Esse tipo de resgate é bem simples e rápido, ou seja, dura cerca de dois minutos ou menos para realizar o acesso aos sites citados logo abaixo.

Site da prefeitura

Para acessar a sua conta, se dirija ao site da Nota Fiscal Paulista para preencher todas as suas informações com relação ao login e senha, será preciso, em seguida, autentificar a verificação e acesse.

Selecione a opção Conta Corrente e escolha a opção Utilizar Créditos. A seguir, será preciso escolher como o saldo deverá ser usado, ou seja, é importante escolher Crédito em Conta Corrente ou Crédito em Conta Poupança. Note que esse saldo poderá ser utilizado na quitação dos valores do IPVA.

Realize a transferência bancária e em um momento posterior, surgirá na tela todas as informações sobre sua conta e o campo no qual deve ser preenchido com o valor total da transferência que deseja. A partir deste ponto, basta clicar em Confirmar. Na última tela surgirá a confirmação do resgate de créditos, caso seus dados estejam corretos, efetue a transferência.

Celular

Sobretudo, para resgatar o saldo da Nota Fiscal Paulista através do celular, será necessário acessar a conta com seu CPF ou CNPJ munido de sua senha realizada no ato de cadastro, e acessar a conta. 

Se dirija ao menu, no canto esquerdo do aplicativo e clique em Extrato. Nesta nova tela, haverá um ícone de cifrão no canto inferior direito, no qual será possível escolher o valor desejado a ser resgatado. Confirme todos os dados bancários e demais informações pessoais e transfira os valores.

Desconto IPVA

Esse tipo de solicitação pode ser feita somente no mês de outubro para ser pago o imposto do próximo ano. Selecione Quitação ou Abatimento no valor de IPVA, e agora faça a escolha de utilizar o saldo, basta inserir o número do Renavam e verificar. Na próxima tela será necessário confirmar que este saldo será usado no pagamento de IPVA, basta confirmar.

Após quanto tempo é possível sacar os créditos?

Perceba, então, que os valores ao que se referem os documentos fiscais serão emitidos somente nos últimos 4 meses e costumam ser liberados mensalmente, conforme a Secretaria da Fazenda e Planejamento. 

Quanto tempo os créditos ficam disponíveis para saque?

No caso da disponibilidade dos créditos, será a partir do dia 17/10/2021, que estarão aptos para resgate em um prazo de um ano. Antes desta data, o prazo vigente era de cinco anos. Esteja atento com todas as informações no ato da confirmação, pois a partir do momento em que confirmar, não será possível reverter a ação.

Outros artigos

Dormir Bem Como?

04/08/2009

Dormir Bem Como?

Indisposição, irritação, nervos a flor da pele? Sinais de que você não teve uma noite de sono tranquila, ou seja, é preciso buscar uma solução, visto que dormir ...

Tendências Jeans Inverno 2011

18/06/2011

Tendências Jeans Inverno 2011

O jeans é o tecido mais versátil e não há uma pessoa que não tenha uma peça feita de jeans no armário. Isso porque ele pode ser combinado com qualquer outro tecido, ...

Looks com All Star

05/12/2011

Looks com All Star

Toda mulher adora um salto alto, né? Mas, e aqueles dias em que estamos com uma preguiça chata pra montar um look incrível usando aquele sapato maravilhoso? Troque o...