Posso mudar o nome fantasia do MEI? Saiba como agora mesmo!

Felipo Bellini 26/02/2022 Notícias

O MEI (Microempreendedor Individual) é utilizado por muitos empreendedores no começo de seu negócio. Ele permite que a pessoa formalize sua pequena empresa e receba algumas vantagens em troca.

Com certa frequência os microempreendedores confundem razão social com o nome fantasia do MEI. E isso gera a grande dúvida “posso mudar o nome fantasia do MEI?”.

Aqui você encontra todas as informações necessárias para sanar essas dúvidas e descobrir como mudar o nome fantasia do MEI.

Como posso mudar o nome fantasia do MEI? 

Antes de entrar nesse assunto, aprenda a distinguir nome fantasia de razão social.

Como posso mudar o nome fantasia do MEI 

Fonte/Reprodução: original

A razão social é composta pelo seu nome e CPF. Já o fantasia é criado por você para identificar a sua marca. Ou seja, pode ser modificado e existem alguns passos para realizar essa troca:

  • Primeiramente, acesse o Portal do empreendedor e escolha a opção “alteração” e preencha o formulário;
  • Após concluir todas as etapas você poderá imprimir o novo certificado de condição do microempreendedor individual;
  • Acesse o site da Receita Federal para imprimir o CNPJ no estado atual;
  • Depois da conclusão de alteração do nome fantasia, é imprescindível solicitar as alterações com ajuda do Departamento de Arrecadação e Tributos (DAT) ou Secretaria da Fazenda, com objetivo de alterar o cadastro de contribuinte.

Apesar de precisar seguir esses passos, não há tanta burocracia envolvida. Basta seguir o que foi dito e já terá resolvido o problema.

Para que serve o nome fantasia MEI? 

Serve para identificar a sua marca. Os seus clientes lembram desse nome ao se referir a sua empresa e produtos. 

O que é um nome fantasia?

Sabe aquelas marcas fortes que possuem um logo chamativo com um nome fácil de pronunciar, esse é um nome fantasia. Nome criado para representar sua empresa.

Ao escolher esse nome, deve ser considerado alguns fatores como: qual ramo da sua empresa, verificar se há existência de outros parecidos ou iguais, represente a trajetória de sua marca e seja tão simples de falar quanto memorizar.

Inicialmente pode ser difícil, então anote todas suas ideias e selecione o nome que mais se conectou com a marca.

Outros artigos