Qual a diferença entre Certificado MEI e Cartão CNPJ?

Felipo Bellini 28/09/2021 Economia

Saiba aqui quais são as diferenças entre o Certificado MEI e Cartão CNPJ e entenda qual das duas modalidades de registro se encaixa melhor com a sua realidade.

O que é o Certificado MEI e o Cartão CNPJ?

O Certificado de Microempreendedor Individual é uma documentação conhecida também como Certificado da Condição do Microempreendedor Individual(CCMEI) que contém informações pessoais a respeito do titular da empresa, assim como o valor do investimento de abertura da empresa e o alvará provisório com um prazo de seis meses que pode se tornar definitivo em caso de aprovação da prefeitura local.

Qual a diferença entre Certificado MEI e Cartão CNPJ

Fonte/Reprodução: Original

Já o Cartão de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica é uma documentação que contém informações a respeito da situação do seu negócio. Entre outras palavras, o Cartão CNPJ é o documento responsável pela comprovação da existência, assim como da regularidade do seu serviço como Microempreendedor Individual na Receita Federal.

Quais são as diferenças entre o Certificado MEI e Cartão CNPJ?

As diferenças entre o Certificado de Microempreendedor Individual e o Cartão de Cadastro de Pessoa Jurídica estão exclusivamente em sua forma de apresentação. 

O Cartão de Cadastro Nacional de Pessoa Física constam uma série de informações importantes como a sua numeração de Cadastro Nacional de Pessoa Física, assim como o nome da empresa, o endereço da empresa, o e-mail da empresa, o telefone da empresa, a data em que foi dada a abertura da empresa, a razão social da abertura da empresa e a data do cadastro da empresa no sistema do MEI.

Sua utilidade é efetiva para os Microempreendedores Individuais em situações como o processo de abertura de uma conta corrente como uma pessoa jurídica, a solicitação de um empréstimo e/ou financiamento, o cadastro da empresa em órgãos públicos, a participação em licitações públicas, assim como o cadastro de fornecedores e os pagamentos serem feitos em parcelas.

Enquanto isso, o Certificado de Microempreendedor Individual nada mais é do que um comprovante sobre a situação do seu negócio como Microempreendedor Individual que, por conta disso, não tem a permissão de emissão de nota fiscal. Entre outras palavras, é necessário que você tenha o Certificado Digital e-CNPJ para fazer a emissão de nota fiscal.

Fora feito a apresentação sobre o que é e quais são as diferenças entre o Certificado de Microempreendedor Individual e o Cartão de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica.

Outros artigos

Revestimento com pastilhas

02/02/2012

Revestimento com pastilhas

[caption id="attachment_387252" align="alignnone" width="522" caption="As pastilhas se distinguem principalmente quanto ao material."][/caption] O revestimento co...