Negócio da família: dicas para dar continuidade

Pais e avós, por muitas vezes, lutaram muito para ter um negócio rentável, que mudou a história da família. Quando se aposentam das atividades…

Por Élida Santos em 29/11/2012

Pais e avós, por muitas vezes, lutaram muito para ter um negócio rentável, que mudou a história da família. Quando se aposentam das atividades essas pessoas acabam criando a expectativa de que seus filhos e netos darão continuidade a empresa ou comércio. Para que esse pensamento faça parte da realidade do herdeiro de um patrimônio empreendedor, é preciso conduzir por  anos, antes de se afastar das funções, o ensinamento de tudo que é necessário saber para tocar o negócio familiar. Confira abaixo algumas dicas para quem está passando por essa situação, ou vai passar daqui uns anos.

Leia mais sobre: Dicas Para Lidar Com Os Negócios Familiares

Forme as futuras gerações para atuarem nas empresas da família (Foto: Divulgação)

Aprendizado sobre o papel de sócio/futuro sócio da empresa familiar

O herdeiro da empresa familiar precisa entender o seu papel de dono da companhia, o que significa ser sócio da empresa e quais os pontos positivos e negativos com relação a esses aspectos. Além disso, essa pessoa que vai dar andamento no sonho familiar precisa ter objetivos comuns com relação ao negócio da família.

Defina o papel do herdeiro nos negócios da família

A pessoa que provavelmente terá a responsabilidade de cuidar do negócio familiar deverá optar, a médio ou longo prazo, se realmente quer tomar a frente dos negócios ou a posição que deseja ter dentro da companhia. Alguns preferem estar por perto, mas não querem para si a responsabilidade de administrar a companhia sozinho. Em caso de mais de um herdeiro essa divisão de tarefas é muito importante.

Confira também: Sugestões para os casais que desejam abrir o próprio negócio

Comece a prepara o futuro do negócio da sua família (Foto: Divulgação)

Trabalhe a parte emocional do herdeiro da empresa da família

É muita responsabilidade para quem “pega o bastão” assumir uma empresa de uma hora para outra. Mesmo porque o futuro da família passa a estar em suas mãos. Por isso, o herdeiro da companhia familiar deve ter uma estrutura emocional para suportar a pressão e essa segurança vem do membro mais velho da família que o prepara.

Trabalhe o perfil de liderança da pessoa que assumirá a empresa familiar

Para conseguir manter o sucesso da empresa familiar, a gestão de pessoas é essencial. Forme esse herdeiro nesse aspecto. Invista em cursos sobre o assunto e leve adiante o pensamento de bom líder. A pessoa com essas características também precisam ser conscientizada que a próxima geração tem de ser preparada para assumir essa colocação, para que o ciclo não pare de crescer.

Top