Músicas de protesto mais famosas do Brasil

O Brasil está vivendo um momento único em sua história, principalmente depois que os protestos contra o aumento da tarifa do transporte tomaram as…

O Brasil está vivendo um momento único em sua história, principalmente depois que os protestos contra o aumento da tarifa do transporte tomaram as ruas de São Paulo. As pessoas não estão manifestando simplesmente porque andar de ônibus ficou mais caro, elas também apontam outros problemas do Brasil.

Geraldo Vandré. (Foto:Divulgação)

Os protestos pelo Brasil

As marchas que estão acontecendo nas principais cidades brasileiras compõem a maior revolta popular da história da democracia brasileira. Por todo o país a população caminhou empunhando a bandeira nacional, cantando o hino e exibindo cartazes de protestos. As manifestações protagonizadas pelos brasileiros também marcaram presença no exterior.

O espírito revolucionário que acordou os brasileiros não é algo inédito. Em outras épocas o Brasil também viveu manifestações, como é o caso do Impeachment de Collor, que aconteceu em 1992. Os protestos ao longo da história serviram de inspiração para grandes canções.

Músicas brasileiras de protesto

Confira a seguir as músicas de protesto mais famosas do Brasil:

Pra Não Dizer que Não Falei das Flores – Geraldo Vandré
Em 1968, a música se tornou um hino para todos aqueles que desejam abertura política. A canção de protesto, inclusive, foi um dos motivos para Vandré ser exilado.

Chico Buarque. (Foto:Divulgação)

Cálice – Chico Buarque
Em 1978, Chico Buarque compôs a música “Cálice”, que escondia na letra uma crítica à ditadura militar. A canção é marcada pelas ambiguidades e jogos de palavras, como mostra o seguinte trecho: “Como é difícil acordar calado/ Se na calada da noite eu me dano/ Quero lançar um grito desumano/ Que é uma maneira de ser escutado”.

O Bêbado e a Equilibrista – Elis Regina
Elis Regina emprestou a sua voz à música “O Bêbado e a Equilibrista”, que foi composta por João Bosco e Aldir Blanc. A canção, lançada em 1978, faz referência às viúvas dos presos políticos e ao exílio dos intelectuais. Um dos trechos mais marcantes é “Chora a nossa Pátria Mãe gentil/ Choram Marias e Clarisses/ No solo do Brasil”.

Renato Russo. (Foto:Divulgação)

Que País É Este? – Legião Urbana
Considerada a música de protesto mais marcante do Brasil, “Que País é Este” é um registro da insatisfação do povo brasileiro com a política. A letra foi composta por Renato Russo no final da década de 70, mas o lançamento aconteceu apenas em 1987.

Leia Também:  Shows Internacionais no Brasil 2013

Brasil – Cazuza
Em seu terceiro disco, Cazuza incluiu a faixa “Brasil”. A música conseguiu traduzir perfeitamente o espírito da população no período de redemocratização do país.

Top