Faculdade britânica lança curso de heavy metal

Faculdade britânica lança curso de heavy metal

A faculdade NCN de Nottingham, na Grã Bretanha, está lançando o curso de heavy metal. A graduação tem duração de dois anos e espera…

Por Isabella Moretti em 23/05/2013

A faculdade NCN de Nottingham, na Grã Bretanha, está lançando o curso de heavy metal. A graduação tem duração de dois anos e espera formar compositores, professores de música e instrumentalistas.

O heavy metal agora é objeto de estudo de um curso britânico. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Os Álbuns de Rock mais Vendidos da História

Curso de heavy metal na Grã Bretanha

A primeira turma do curso de heavy metal vai iniciar os estudos em setembro. De acordo com o professor Liam Maloy, este novo gênero de formação pretende atender a demanda da indústria musical. Ele ainda ressalta a ascensão do heavy metal no Reino Unido nos últimos anos.

O curso de heavy metal tem como objetivo ensinar sobre a prática instrumental e também oferece informações sobre a indústria da música. Entre as matérias que serão estudadas, vale ressaltar a composição e o desenvolvimento de material promocional.

Após concluir os dois anos do curso de heavy metal, os estudantes podem ingressar no último ano do curso de música da Universidade de Nottingham Trent. Desta forma, é possível obter o diploma universitário.

O novo curso é oferecido pela faculdade NCN de Nottingham. (Foto:Divulgação)

Apesar de ser uma novidade aprovada por muitos músicos, o produto educacional baseado no heavy metal também tem recebido críticas. A ONG Campanha Por Uma Educação de Verdade teme que a formação tenha baixa credibilidade no mercado.

O curso de heavy metal não é a única formação diferente e inusitada no meio educacional. A Frostburg State University, nos Estados Unidos, oferece um curso chamado “A Ciência de Harry Potter”. Já a Universidade da Califórnia promove estudos filosóficos rigorosos sobre a série “Os Simpsons”. Até a série “The Walking Dead” tem se transformado em um objeto de estudo dos cursos nos últimos tempos.

Sobre o estilo musical heavy metal

O heavy metal é um gênero musical que foi desenvolvido no fim da década de 60, principalmente no Reino Unido e nos Estados Unidos. Desde o início, o estilo se caracterizou pelas distorções amplificadas e longos solos de guitarra. Vale ressaltar que o heavy metal tem as suas raízes nos blues-rock e no rock psicodélico.

Led Zeppelin é uma das principais bandas de heavy metal. (Foto:Divulgação)

As letras de heavy metal falam sobre diversos assuntos que não são abordados pela música popular. Traumas pessoais, sexo e questões funestas servem de inspiração para as canções. Alguns críticos de música definem as letras de heavy metal como juvenis e banais.

Entre as bandas mais conhecidas de heavy metal, estão Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple. Outros grupos foram responsáveis por agregar novas características ao gênero musical, como é o caso do Motörhead, que introduziu a fúria nos vocais.

Veja também: Os maiores guitarristas de todos os tempos

Top