Mulheres que se estressam no trabalho podem se tornar diabéticas

PUBLICIDADE

O estresse é uma condição enfrentada diariamente pelas mulheres modernas, afinal, elas precisam cumprir com várias tarefas profissionais, cuidar da família, do trabalho doméstico e, muitas vezes, também se empenhar nos estudos. A rotina corrida, tumultuada e cheia de responsabilidades resulta em estresse, algo que interfere diretamente no bem-estar e na qualidade de vida da população feminina.

O estresse no trabalho faz com que a mulher tenha o dobro de chances de se tornar diabética. (Foto:Divulgação)

O ambiente de trabalho pode se transformar em um cenário estressante para a mulher, sobretudo quando ela se sente desvalorizada ou desconfortável com as situações do seu dia-a-dia.

O estresse profissional causa diabetes em mulheres

Um estudo desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas sobre Trabalho e Saúde e Instituto de Ciência Clínica Avaliativa, no Canadá, revelou que as mulheres que se estressam no trabalho estão propensas a se tornar diabéticas, principalmente quando ocupam cargos de baixa hierarquia. Os resultados da pesquisa foram divulgados no periódico Occupational Medicine desta semana.

PUBLICIDADE

Para chegar à conclusão de que o estresse dobra o risco de diabetes em mulheres, os pesquisadores acompanharam 7.443 pessoas em atividade durante nove anos. Depois de avaliar a rotina das participantes, concluiu-se que a proporção de casos de diabetes causados por estresse é de 19% em mulheres. O índice se torna ainda maior quando os hábitos de vida não são saudáveis, ou seja, afetados pelo tabagismo, pela falta de exercícios físicos, pelo consumo de bebidas alcoólicas e pela baixa ingestão de alimentos saudáveis (frutas, verduras e legumes).

Mulheres estressadas com o trabalho abusam de doces e gorduras. (Foto:Divulgação)

A pesquisa canadense constatou também que, quando a mulher ocupa um cargo de baixa hierarquia no trabalho, corre um risco duas vezes maior de desenvolver diabetes, em comparação com aquela que sofre pressão profissional diariamente.

Diferente do homem, a mulher estressada com o trabalho pode desenvolver diabetes porque sua alimentação sofre com mudanças bruscas e nada saudáveis. Ela reage ao estresse consumindo produtos com altos níveis de gordura e açúcar,

Além de exagerar na ingestão de doces e outros alimentos gordurosos, a mulher que sofre com estresse no trabalho também apresenta um estilo de vida sedentário, ou seja, tem baixo gasto calórico porque não tem costume (ou tempo) de praticar atividades físicas.

O estresse no trabalho se manifesta de diferentes maneiras na vida do indivíduo, como por exemplo, a dedicação intensiva, o descaso com as necessidades pessoais, a negatividade, o isolamento, a irritação e a impaciência. Todas as perturbações geradas favorecem o diabetes.

Veja também: Estresse no trabalho eleva em até 70% possibilidade de problemas cardiovasculares para mulheres

PUBLICIDADE

Como se estressar menos com o trabalho?

Para não correr o risco de ficar diabética, mulher deve combater o estresse. (Foto:Divulgação)

Para não correr o risco de se tornar diabética, a mulher pode tomar alguns cuidados para evitar o estresse. Confira:

– Evite cobranças excessivas;

– Não idealize soluções que não podem ser alcançadas;

– Se uma pessoa te irritar, procure não dar importância ao que ela pensa e simplesmente ignore;

– Para superar a pressão no trabalho, seja uma pessoa segura;

– Se o corpo está apresentando sinais de cansaço, é importante reduzir o ritmo da rotina e cuidar da saúde.

– Nas horas vagas, pratique um esporte para aliviar o estresse;

– Reserve alguns momentos para relaxar e recuperar as energias;

– Respeite o limite do seu corpo e da sua mente.

Saiba mais: Como evitar o stress no trabalho

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.